A SEDE DO SANTA

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR¹

O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia.

Millôr Fernandes

O Santa Cruz Recreativo Esporte Clube, o nosso “santinha canavieiro”, vivia em uma sede alugada na Rua São João, no inicio da década de 80, a Prefeitura Municipal de Santa Rita, acatou requerimento do então vereador Francisco Aguiar, aprovado por unanimidade de todos os vereadores daquela época, autorizando o então Prefeito Marcus Odilon, a fazer a doação de um terreno à Rua Flávio Ribeiro Coutinho, no antigo "papo da curuja", para que o referido clube construísse sua sede própria. Na época o senhor Antônio Almeida de Melo era o Presidente do Santa Cruz. Toda a sociedade santaritense ajudou o " Santa " a construir sua sede própria, teve ajuda sim da classe política, todos ajudaram de uma forma ou de outra, ninguém ficou de fora, tanto os "perrepistas", quando os "aliancistas" ajudaram na sua construção, tendo como fiador principal doações do dinheiro privado e do dinheiro público. De modo que o Santa Cruz no dia 16 de janeiro de 1982, festivamente inaugurou sua atual sede própria, à Rua Flávio Ribeiro, nº 100, onde compareceram todas as forças políticas de Santa Rita, conforme comprova-se com a fotografia², que registra o momento em usava da palavra o Vereador Francisco de Paula Melo Aguiar, autor do requerimento de doação do terreno, registrando-se também o comparecimento de Lourival Caetano de Lima, então Prefeito de Bayeux e ex-Vice Prefeito de Santa Rita; Marcus Odilon, então Prefeito de Santa Rita; José Alves Vieira, representando os funcionários públicos municipais; Heraldo da Costa Gadelha, ex-vereador, ex-deputado e ex-prefeito de Santa Rita; Reginaldo Pereira da Costa, ex- vereador; Aureliano Olegário da Trindade, ex-veredor e então vice prefeito; Luiz Firmino de Carvalho, dentista e militante estudantil;Anibal Limeira, então vereador;Manoel da Penha, representante da Liga Desportiva de Santa Rtia e a população compareceu e prestigiou a inauguração. Não é por acaso que o escritor paraibano José Lins do Rego, declara: “amo o Flamengo como se fosse um pedaço da terra onde nasci”, assim sendo por analogia o povo santaritense também assim declaram seu amor ao Santa Cruz como a maior expressão futebolística de nossa terra.

No dizer de Theodore Roosevelt, "é muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota”. E é nessa luta de ganhar e perder que o Santinha já foi mais de uma vez campeão de futebol na Paraíba. É a nossa estrela maior em termos de representativa esportiva, tendo em vista que já exportou inúmeros cracks para os grandes centros futebolísticos do Brasil e do mundo, a exemplo do nosso Mazinho, jogador da Seleção Brasileira.

A mesa da inauguração da sede do Santa Cruz, em 16 de janeiro de 1982, localizada à Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, nº 100, centro de Santa Rita, Paraíba, estava composta pelo Vereador Anibal Limeira, Manoel da Penha, Prefeito Lourival Caetano de Lima/Bayeux, Prefeito Marcus Odilon, José Alves Vieira - Tesoureiro, Vereador Francisco Aguiar, Heraldo da Costa Gadelha/ex-Prefeito, Reginaldo Pereira da Costa-ex-Vereador e atual Prefeito de Santa Rita, Aureliano Olegário da Trindade-Lero e Luiz Firmino de Carvalho/Dentista. E assim, “Deus me deu dois prazeres: entender de futebol e de humor; de televisão, há um caminhão de gente que entende”, conforme menciona o grande Chico Anisio, da comédia nacional.

.........................

¹ Cf. https://www.facebook.com/franciscodepaulameloaguiar.aguiar. Página acessada em 23/12/2014.

²Cf.<https://www.facebook.com/photo.php?fbid=120116298152989&set=a.112702338894385.22431.100004638574155&type=1&theater&notif_t=like>. Página acessada em 23/12/2014.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 24/02/2015
Código do texto: T5149100
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.