INCONFORMADOS OU ACOMODADOS?

O Livro dos Salmo inicia assim: "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite" (Sl 1.1-3). O autor do Livro dos Provérbios exorta: "Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar " (Pv 4.13-15). Jesus Cristo deixou a seguinte advertência "Também ouvistes que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos" (Mt 5.33). Paulo, ensinando aos romanos diz: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.2).

Primeiramente, consideremos o seguinte: Não se conformar é não ter a mesma forma, ou não seguir o mesmo modelo (fôrma), ou padrão. Transformar é abandonar a antiga forma e tomar outra forma; transformar é, no sentido de viver, viver sob novo modelo de vida. Por isso a expressão paulina de que "se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Co 5.17). Em segundo lugar, precisamos entender que cumprir "rigorosamente para com o Senhor os teus juramentos" é algo seríssimo. Se não for pelo compromisso assumido diante da Igreja que testemunhou nossas promessas (que fizemos voluntariamente, diga-se de passagem) de vivermos em novidade de vida, quando de nossa pública profissão de fé, que seja pela emergência em cumprir os "juramentos" por constar no "espírito" dos mandamentos divinos e pela urgência de tal cumprimento porque é uma instrução do próprio Jesus.

Tenho lido alguns cristãos "inconformados" com as postagens que repudiam as inserções forçadas nas telas, telinhas ou telões que estão espalhados por esse "Brasilzão" de meu Deus. Estes, na verdade, não estão inconformados, mas, sim, sentem-se contrariados, ou injustiçados por pertencer a uma grande massa de espectadores que "aceitam", ainda que afirmem não concordar, toda a sorte de imundície que as emissoras despejam em seus lares. Oras, se não estão inconformados é porque são uns conformados. Em artigo recente, escrevi o que não é novidade nenhuma que "a TV Globo, e outras emissoras também, "vendem" aquilo que seu público quer comprar", (leia em https://www.facebook.com/pauplopes/posts/948244181860672).

Entendo que há muita diferença de comportamento entre aquele que é cristão, aquele que diz ser cristão e aquele que quer ser cristão. O que quer ser cristão é aquele que entende a necessidade de viver uma nova vida; mas, como não compreende, não atende. O que diz ser cristão é aquele que compreende que precisa viver em novidade de vida; mas, como não entende, e por isso não aceita mudar suas atitudes, não atende. O cristão é aquele que entende, compreende e atende.

Refletindo no que seja "andar no conselho dos ímpios", deter-se "no caminho dos pecadores" e assentar-se "na roda dos escarnecedores": Quem é o ímpio? O ímpio é todo aquele que não é PIO. Ora se o "pio" é o piedoso, o bondoso, e, em outro conceito, um "devoto", não há como ser pio e aconselhar-se com ímpios, portanto. Quem são os escarnecedores? São os que desconsideram algo ou alguém provocando manifestamente o riso; são os que zombam de algo ou alguém. Quanto aos pecadores creio não serem necessários maiores esclarecimentos, certo? Se realmente está entendido quem são os ímpios, os pecadores e os escarnecedores, passo às seguintes questões: 1) Um cristão se aconselha com ímpios? 2) Um cristão se detém (permanece) no caminho dos pecadores? 3) Um cristão se assenta com escarnecedores? Se a resposta for sim, um cristão pode se aconselhar com ímpios, permanecer no caminho com os pecadores e se assentar com escarnecedores, será necessário uma profunda avaliação no que respeita ser cristão, dizer ser cristão e querer ser cristão. E, caso, a resposta venha a ser não, um cristão não pode se aconselhar com ímpios, não deve permanecer no caminho com os pecadores e nem se assentar com escarnecedores, então, será necessário uma profunda avaliação no que respeita ser cristão, dizer ser cristão e querer ser cristão.

O ensino em Provérbios é enfático: "Não entres pela vereda dos ímpios, nem andes no caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo. Pois não dormem, se não fizerem mal, e foge deles o sono se não fizerem alguém tropeçar " (Pv 4.13-15). As TVS, de um modo geral, vêm zombando e escarnecendo a muitos anos da Família. Têm lançado várias imundícias nos lares, pelo mundo inteiro. Nós, os cristãos, não podemos nos conformar com isso; antes, devemos repudiar toda afronta que tem sido feita às famílias, ao longo de tempos. Não podemos nos acomodar em confortáveis assentos de descaso e falta de atenção. Os filhos estão se perdendo em suas lucubrações sem fundamento bíblico e sem exemplos em casa e, a maioria dos pais, não está se dando conta disso. A homoafetividade (o homessexualismo) virou moda. A traição conjugal é vista como normalidade. E os desmandos e desvarios dos filhos que têm se tornado em inconsequentes, alcoólatras, toxicômanos, que não abandonam o “ninho”, desobedientes aos pais? É a vida imitando a ficção, a ficção imitando a vida ou a ficção que tem se tornado fixação na vida?

Cristão deve tomar posição na vida seguindo a orientação da Palavra de Deus e não baseada em seus próprios “achismos”. Cristão segue o modelo de vida conforme orientação de Jesus Cristo, conforme registros na Palavra de Deus. Se não cabe a nenhum cristão aconselhar-se com ímpios, caminhar com pecadores e assentar-se com escarnecedores, como aceitar cristãos assistindo as tramas intencionais para desestruturar as famílias? Como entender que pessoas que dizem que vivem em novidade de vida continuem se amoldando às formas de Mundo? Só há uma resposta: Entendendo que estes são os inconformados com o confronto da Palavra, mas acomodados ao que o Mundo lhes oferece.

Não sejamos conformados acomodados. Antes, sejamos inconformados!

Kyrie eleison - Senhor, tende piedade (de nós)!

PaPeL
Enviado por PaPeL em 19/03/2015
Reeditado em 19/03/2015
Código do texto: T5175354
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.