A Educação Brasileira e a Inclusão Digital (--)

A Educação no Brasil, apesar das várias melhorias nos últimos anos, ainda caminha a passos curtos, em relação ao que seria ideal para um país em desenvolvimento, que tem pretensões de erradicar com a marginalização e pobreza e diminuir as desigualdades sociais e regionais. E procurar novos meios para alcançar o melhoramento da educação brasileira é uma necessidade nacional.

A inclusão digital é um método bastante inteligente para auxiliar nesta aceleração do procedimento da melhora educacional no país, portanto é uma idéia bastante utópica em termos imediatos. Primeiramente, seria necessário um planejamento governamental eficiente, com recursos que sustentem tal ambição, e logo depois executar a inclusão digital, favorecendo os mais necessitados.

O desenvolvimento informacional, que proporcionou uma redução nos custos dos computadores e dos serviços a eles relacionados, devem ser refletidos em planos educacionais, pois de nada adiantaria um avanço tecnológico senão para ajudar a humanidade, como um todo, sem quaisquer formas de discriminação.

O conteúdo que se pode adicionar ao conhecimento é completamente amplo, quando se fala em Internet, pois é um mecanismo que avança a um público cada vez maior, e este público é passivo e ativo nas idéias, assuntos e conteúdos; ou seja, quanto maior o número de pessoas que usufruem deste meio, maior é o mundo de informações da Internet.

E este número cada vez mais extenso de conteúdo que existe no mundo digital tem bastante importância para a educação do povo brasileiro. Esta riqueza digital serviria para o próprio conhecimento do corpo docente, que através da Internet ganharia novos ângulos de um mesmo assunto, o que enriquecia o método educativo e, para os alunos, a captação das idéias ensinadas em sala de aula.

Ou seja, os resultados que se poderiam obter com este plano seriam benéficos para o Brasil, não apenas em termos de educação, mas também em tudo que a melhoria da educação representa: aumento de empregos, qualificação no mercado de trabalho, crescimento mais homogêneo do Brasil, menor número de bandidos e pedintes nas ruas, maior eficiência na organização da população para determinados fins, entre outros. A educação é a porta de entrada para o desenvolvimento em longo prazo.

O que seria inteligente para o Brasil, seria aliar a tecnologia ao ensino, pois são dois pontos que não podem ser excluídos de nenhum país, já que o fim do investimento em educação simboliza estagnação ou retrocesso em quase todas, senão todas as atividades pretendidas pelo país. E não investir na tecnologia é não reconhecer a importância do desenvolvimento humano para ajudar o mesmo.

Já passou do momento de corromper com a idéia de que a tecnologia é acessível apenas aos que podem obtê-las, já que é notícia em qualquer canto do mundo o problema que a desigualdade pode gerar, a diferença em termos de renda familiar não pode privar alguns seres humanos de certas aquisições conquistadas pela própria mente humana. É momento de crescer em educação, tecnologia e humanidade, essa seria uma forma de conquistar uma sociedade mais civilizada e mais justa.

Fron Monseus
Enviado por Fron Monseus em 14/06/2007
Reeditado em 16/08/2009
Código do texto: T526593