Zé Perry

Zé de Baixo e Zé de Riba, mas como tem Zé na Paraíba. Não só na Paraíba, mas em outros e muitos lugares existem Zés e Zezinhos, seja por ser batizado como José ou ter outro nome qualquer. Não é necessário possuir o nome José para ser conhecido como Zé. Pode ser um Zé da profissão ou da posição, um Zé da comunhão. Zé dos comportamentos, e Zé das aparências ou das contingências.

Tem inclusive Mazé para determinar e chamar a Maria José. Zabé para designar Izabel ou Maria Isabel. Como Zabé da Loca que toca e ensina tocar pífaro, na Paraíba. A pifeira é cantada e tocada por Beto Brito acompanhado por uma rabeca. Zé, Chico, Dão, Tonho, Tonheca, Toinho e Mané, de Fulano ou de Ciclano, de algum lugar. Reduções e modificações em nomes para melhor compreensão e identificação entre aqueles que o conhecem.

Antoine de Saint-Exupéry, poeta, escritor e piloto da Aéropostale, onde viveu façanhas e epopeias no século passado. Exupéry foi relembrado com o projeto Memória da Aéropostale promovido pelo Raide Latécoére 2014. Pilotos franceses partiram do Uruguay, passaram e/ou pousaram por varias cidades brasileiras durante o mês de maio/2014: Pelotas/RS (04/05), Florianópolis/SC (05 e 06/05), Santos/SP (07/05), Rio de Janeiro/RJ (08/05), Petrópolis/RJ (09/05) e Natal/RN (15,16 e 17/05), entre outras cidades. Chegaram a Natal, pousando com dois pequenos aviões no Aeródromo Severino Lopes (15/05) junto a Lagoa do Bonfim, próximo a sede dos municípios de São José de Mipibu e Nísia Floresta.

Pilotos franceses e comitiva fizeram no Brasil escalas técnicas e comemorativas com objetivo de identificar sinais e vestígios históricos da antiga linha de correio da Compagnie Générale Aéropostale que ligava os continentes da Europa e América do Sul, transportando malotes do correio com escalas na África, sendo Natal o primeiro ponto continental sul-americano, depois de Fernando de Noronha, escala de pouso para hidroaviões. Natal uma porta de entrada para o continente, de uma linha aérea que se estendeu até o Chile e Bolívia, atravessando os Andes.

A linha aérea que cobriu o continente sul-americano chegou a ser a linha mais longa do mundo com 17.000 km. Aeropostale contou e apostou na sua façanha mundial com duas centenas de aviões, mais algumas centenas de funcionários, e dezenas de pilotos e mecânicos. Um marco na história, na aviação e no empreendedorismo, onde a cidade de Natal participou na construção como ponto de apoio, um trampolim inverso, para dentro do continente, com cartas e noticias de outros países.

Durante a passagem da comitiva francesa do Raid Latécoere em Natal/RN, um norterio-grandense Ás indomável das maquinas voadoras alçou voo aos céus, um escritor e aviador com 88 anos. Pery Lamartine (02-05-26 a 17-05-14) faleceu e foi lembrado com ato solene, um minuto de silencio. Em solenidade no Aeroclube do RN, onde estava sendo assinado um convenio de cooperação entre o aeroclube em Natal e o Aeroclube Georges Latecoére da França.

Saint-Exupéry, nome francês e pronuncia difícil, passando algumas vezes pelo Brasil, e famoso pelo livro escrito e publicado “O Pequeno Príncipe”, não poderia fugir a uma regra de facilidade de pronúncia, ficou conhecido por alguns, e em algumas localidades brasileiras como Zé Perry.

Entre Natal e Parnamirim/RN ─ 18/05/2014

Publicado em 19/05/2014 - Jornal de Hoje - Natal/RN

Roberto Cardoso (Maracajá)
Enviado por Roberto Cardoso (Maracajá) em 15/07/2015
Código do texto: T5311900
Classificação de conteúdo: seguro