A web-fitness: O impacto das mídias sociais na educação e incentivo para uma vida saudável

A web-fitness

O impacto das mídias sociais na educação e incentivo para uma vida saudável

Patricia Baltazar Maciel

A influência de cada ser humano nos outros, na sua vida, é um tipo de imortalidade.

John Quincy Adams

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender, por meio da análise dos blogs “Tá e Daí” e “Pensando Magro”, de que maneira estas mídias influenciam e educam a audiência que busca uma vida saudável. Para isso, foram realizadas entrevistas e pesquisas de dados secundários.

Palavras-chave: Blog, Comunidade virtual, Corpo, Mídia Online

Abstract

This project aims to understand how social media is able to influence and educate its audience, who seeks a healthy life. We analyzed the blogs "Tá e Daí" and "Pensando Magro”. For this, we conducted interviews and a secondary data survey.

Keywords: Blog, Virtual Community, Body, Online Media

Introdução

É possível perceber como a internet influenciou em nossa forma de nos comunicarmos. Atualmente, conseguimos quebrar barreiras geográficas e temporais para interagirmos, o que, inevitavelmente, facilita para criarmos laços sociais e, consequentemente, comunidades.

Circulando pelo ciberespaço, podemos notar diversas destas comunidades virtuais. O corpus de nossa análise são os blogs “Pensando Magro” e “Tá e Daí”. Analisaremos estes blogs e suas respectivas fanpages a fim de entendermos até que ponto esta comunidade virtual é capaz de auxiliar na busca por hábitos mais saudáveis.

Por meio de pesquisa de dados secundários e coleta de dados com 6 entrevistas , procuramos entender o objetivo ao se criar um blog de emagrecimento, a razão pela qual as pessoas seguem esta mídia, o tipo de conteúdo postado, a relevância deste conteúdo e a sua influência sobre a audiência.

O poder das mídias sociais

1.1 Relevância e Influência

A internet - e, com ela, as redes sociais – revolucionou a maneira pela qual nos comunicamos e nos relacionamos. A tecnologia, nesse sentido, proporcionou que intensificassemos nosso processo de interação, quebrando as barreiras geográficas e temporais.

Interagimos e recebemos a resposta desta interação, nos propiciando uma troca social que, se feita com regularidade, permite a criação de laços sociais, que, por sua vez, sedimentam as interações.

Tais laços sociais podem ser formados por grupos cujos interesses são semelhantes, o que estabelecerá comunidades, que, por sua vez, precisam das interações para manterem-se vivas.

Estas comunidades dão aos seus indivíduos suporte emocional, companheirismo e, além disso, podem ser uma grande fonte de divulgação e troca de informações. Os membros não serão apenas receptores de dados, mas também serão produtores desta informações, em um grande ciclo de influência:

Sem a comunicação cada pessoa seria um mundo fechado em si mesmo. Pela comunicação as pessoas compartilham experiências, idéias e sentimentos. Ao se relacionarem como seres interdependentes, influenciam-se mutuamente e, juntas, modificam a realidade onde estão inseridas. (BORDENAVE apud ARAUJO, 2005, p.36)

Indo um pouco mais a fundo na questão da influência, o ator social, presente na rede, vai transmitir uma informação de acordo com a imagem que ele quer construir perante sua audiência. O público, por sua vez, analisará o conteúdo transmitido de acordo com a autoridade daquele ator.

Em outras palavras, um ator social, para influenciar na atitude e comportamento de sua audiência, precisa ter, além de visibilidade e popularidade, autoridade. Isso significa que o ator que possui esta caraterística não é apenas visto ou possui uma posição estrutural do nó da rede, ele tem reputação.

A reputação pode construir, inclusive, atitudes e comportamentos que passam do simbólico, do ciberespaço e migram para o território físico, como o ocorrido no caso das manifestações a favor da redução das tarifas do transporte público que ocorreram em junho no Brasil. Elas reuniram cerca de 1 milhão de pessoas em pelo menos 80 cidades (OTAVIO, 2013) e impactaram, potencialmente, cerca de 622 milhões de internautas (VEIGA, 2013).

1.2 A internet e a Educação

Com o advento da internet, o ser humano tornou-se capaz de aprimorar sua capacidade de transmitir informações e de se agrupar em redes.

A prática de formar redes, apesar de ser bastante antiga em nossa espécie, ganhou uma nova estrutura e uma nova força com as novas tecnologias. Se, antes, o homem se organizava a fim de conseguir recursos para atingir metas definidas hierarquicamente, agora, as redes são formadas em um teor flexível, cuja decisão é horizontalizada.

A sociedade em rede, alavancada pela internet, permitiu que a comunicação fosse difundida de forma igualitária, de todos para todos. Conforme reforçado por Castells (2003), a liberdade de informação, juntamente com a cooperação, propiciam mais a inovação do que a preservação dos direitos de propriedade.

Cada usuário é capaz de gerar informações, filtrar as que recebe e difundir novas, com o seu posicionamento. Todos são autores nessa nova mídia. Nesse sentido, podemos considerar que as características mais marcantes das mídias sociais dizem respeito ao seu aspecto colaborativo - todos inteferem no conteúdo - e igualitário - é completamente horizontalizada, não há hierarquia na transmissão informações.

Tais características estão bastante alinhadas com o que Paulo Freire menciona ao discorrer sobre uma educação de diálogo. Na definição convencional, educar - segundo o dicionário Michaelis - seria ministrar a educação, que, por sua vez, pode ser considerada o ato ou efeito de aperfeiçoamento das faculdades intelectuais do ser humano. Em outras palavras, os alunos, neste processo, são meros pacientes, que recebem de uma autoridade (professor) conhecimentos e valores. Entretanto, Paulo Freire (1987) defende que não há ignorantes ou sábios absolutos e que:

Por isto, o diálogo é uma exigência existencial. E, se ele é o encontro em que se solidariza o refletir e o agir de seus sujeitos endereçados ao mundo a ser transformado e humanizado, não pode reduzir-se a um ato de depositar idéias de um sujeito no outro, nem tampouco tornar-se simples troca das idéias a serem consumidas pelos permutantes. (FREIRE, 1987, p. 44)

Freire reforça que a educação não pode ser feita de maneira unilateral ou hierarquizada e sim em uma troca constante, exatamente como é realizada a formação de conteúdos no ciberespaço.

Entendemos que esta nova tecnologia propicia um aumento do potencial de inteligência coletiva dos grupos humanos, pois permite novas formas de acesso à informação e novos estilos de raciocínio. A tendência é que não haja mais monopólio na criação e transmissão de conhecimento e que sejamos, cada vez mais, inundados de informações. Como frisa Lévy (1999):

(...) o portador do saber não seria mais a comunidade física e sua memória carnal, mas o ciberespaço, a região dos mundos virtuais, por meio do qual as comunidades descobrem e constroem seus objetos e conhecem a si mesmas como coletivos inteligentes. (LEVY, 1999, p. 164)

A nova educação, a nova forma de educar, está baseada na troca de conhecimento e não mais na transmissão, por uma institução, de um conhecimento engessado. A educação pode ser vista, dessa forma, como um fluxo horizontal.

Os blogs de emagrecimento

2.1 Conteúdo Abordado

Conforme a abordagem exemplificada nos itens anteriores deste artigo, os conteúdos difundidos nos meios digitais possuem dois aspectos de grande relevância: informação horizontalizada – onde todos são produtores e receptores – e interação – responsável pela intensificação das trocas de conhecimento e criação de laços sociais.

Nesse sentido, podemos mencionar que os blogs são expressões destas características do ciberespaço, pois constituem-se como páginas de conteúdo dinâmico, atualização frequente e diálogo. Seus temas possuem dinamismo em função dos comentários feitos pelos usuários, que proporcionam uma interação direta com autor da página e com os demais leitores.

Apesar das páginas terem um teor bastante pessoal, relatando percepções e experiências do próprio blogueiro acerca do assunto proposto, os diálogos travados funcionam como feedback, auxiliando no direcionamento dos posts.

Os pensamentos, relatados de forma cronológica e em tom coloquial - quase como se fosse uma conversa entre amigos-, possuem diversas linhas condutoras (que podemos chamar de editorias ou linhas editoriais) e algumas podem ser mais ou menos apreciadas que as outras pela audiência. Ao perceber que uma linha faz mais sucesso que as outras, o blogueiro pode repeti-la com mais frequencia que as demais.

Em nosso corpus de análise, os blogs Tá e Daí (mais especificamente a seção “Projeto Ana Gostosa”) e Pensando Magro e suas respectivas fanpages, percebemos que os posts giram em torno de roupas usadas no treino, assim como momentos dos exercícios realizados, algumas frases motivacionais, indicação de matérias sobre o mundo fitness, dicas de alimento/alimentos consumidos pela blogueira e algumas receitas, entre outros assuntos esporádicos.

Entretanto, foi possível notar que, em ambos os blogs, a audiência mostrou-se mais ativa quando trata-se de resultados apresentados pela blogueira, em outras palavras, amostras do porquê aquele ator social pode ser considerado um case de sucesso e possui reputação. Este aspecto será descrito em mais detalhes ao estudarmos a “Influência sobre os seguidores”.

2.2 Influência sobre os seguidores

O apreço por um blog ou por determinada editoria está muito relacionado ao interesse particular: as pessoas buscam na internet, mais do que no mundo offline, identificação, pertencimento. Perceber que um blog apresenta informações alinhadas aos seus interesses, valores, afinidades, projetos e etc, o faz querer ler o seu conteúdo e interagir com mais frequencia.

Tal fenômeno, como menciona Recuero , faz com que o blog não seja apenas uma ferramenta de publicação, mas sim, de comunicação: um espaço de discussão, de interação, capaz de gerar laços sociais e comunidades. O individuo procurará no grupo formado um suporte social e companheirismo; um laço especializado que ele, dificilmente, encontraria fora do contexto online.

Este aspecto é facilmente percebido nos posts de mais audiência dos blogs analisados e reforçado pelas respostas dadas na entrevista com duas seguidoras destes blogs (uma de cada um dos blogs).

Na fanpage do blog “Tá e Daí” , por exemplo, o post com maior número de likes e comentários é uma imagem da Ana de Cesaro, blogueira responsável, apresentando os resultados desse seu processo de emagrecimento. (Figura 2)

Figura 1

Figura 2

Na post representado na figura 2, Ana procurou um suporte social com o seguinte texto :

Atualizando o #ProjetoAnaGostosa: É impressão minha ou tem umas paradas começando a aparecer na minha barriga?

----

Tenho recebido cada vez mais emails e mensagens de pessoas tentando me desmotivar, dizendo que sou um fracasso por não ter conseguido "secar em um ano", que ainda estou muito gorda e que nunca vou conseguir chegar ao meu objetivo.

Desculpa aí galera, mas não me importo se ainda estou gorda para vocês, já perdi 38kg, minha saúde está cada vez melhor e eu estou muito feliz por isso! Na reta final o processo é mais lento mesmo e eu estou preparada para percorrê-lo com tranquilidade.

E citando Michael Jordan vos digo "Eu tenho algo mais importante que coragem, tenho paciência. Vou me tornar quem eu sei que sou."

E pra galera que acredita em mim e que sabe que nós vamos conseguir chegar ao nosso objetivo só digo: OBRIGADA PELA FORÇA, GENTE! VAMO QUE VAMO QUE A GENTE CHEGA LÁÁÁÁ \o/.

O suporte, como esperado, foi proporcionado pela sua audiência tanto pelo número de likes no post (2910 pessoas curtiram), quanto por diversos comentários (503 comentários ao todo), como o da usuária Kamila Johann que escreveu: “Tu é poderosa mulher! Que toda a inveja vire massa muscular!”.

Da mesma forma que a blogueira busca este companheirismo, a audiência se inspira e busca apoio na comunidade ali criada. A usuária Janainne Freitas, por exemplo, escreveu neste mesmo post:

Velho, vc me inspirou. Uma amiga me passou seus videos e eu simplesmente levei um tapa na cara. Tudo q vc falou era o que eu fazia. No mesmo dia vi todos os seus videos e decidi mudar de vida. Ontem fizeram exatamente 5 meses que comecei a dieta e a academia, já eliminei 18kg. Foda-se quem te desmotiva e fala mal, mas foda-se mesmo. Nunca cimentei aqui e neste momento achei bem necessário. Acho que vc merece saber o bem que vc fez, pelo menos pra mim!!!!

O blog é um “local” de apoio, onde é possível conhecer mais sobre o universo dos alimentos e práticas saudáveis e seguir ao lado de pessoas que possuem os mesmos objetivos que você.

Ao analisarmos o “Pensando Magro” , da blogueira Camilla Pires, o resultado também foi pela mesma linha argumentativa. O post com mais contato dos seguidores (84 comentários e 963 likes) é o apresentado dia 3 de março de 2013 . Nele, Camilla mostra uma foto do seu “antes” e “depois” com o mesmo shorts (Figura 4) e seu objetivo também é receber o suporte para seguir na trajetória da vida saudável.

O interessante é que, em ambos os casos, Ana e Camilla, ao solicitarem suporte, também dão apoio, servindo de inspiração para a sua audiência, como pode ser percebido no comentário da usuária Andreia Roldao neste mesmo post: “ Linda Camys!!! Comecei minha dieta inspirada por vc, e hj consegui eliminar 20 kg e estou mto feliz!!! Vc é minha musa!!!”

Figura 3

Figura 4

Este aspecto de pertencimento que transforma os blogs supramencionados em sucessos: O Tá e Daí com mais de 60 mil likes/seguidores e o Pensando Magro com mais de 27 mil likes/seguidores.

Análise

3.1 A onda fitness

Se voltarmos no tempo e tentarmos entender o que significava pertencimento para o homem primitivo, poderemos constatar que, devido a sua interação constante com a natureza, a presença física e um corpo robusto eram sinônimos de sobrevivência e, consequentemente, aliados para se receber suporte social na comunidade existente. Este posicionamento foi alterado em função da valorização do pensamento, da mente, entretanto, parece que retomamos alguns resquícios desta super-valorização do corpo, do físico.

A mídia, atualmente, apresenta somente corpos que estejam dentro do padrão estético estabelecido por ela mesma e faz uma analogia entre sucesso e a estrutura física dita como ideal. Em outras palavras, a indústria de consumo quer que a sociedade acredite que somente uma pessoa em “plena forma física” é capaz de atingir níveis plenos de felicidade e realização profissional e pessoal e que, para atingir esta “condição corpórea”, você deverá comprar os produtos e serviços indicados. Desta forma, como já mencionado por McLuhan, “o meio configura e controla a proporção e a forma das ações e associações humanas.” (MCLUHAN, 1964, p.23)

Nossas ações, a partir disso, são voltadas para alcançar o tão almejado padrão estético. A busca chega a ser inconsequente e apresentar riscos. Não basta que restrinjamos excessivamente nossa alimentação ou aceleremos demasiadamente nosso metabolismo, vamos buscar clínicas de estética e tratamento mais invasivos, como as cirurgias plásticas. Nada nos satisfaz. Nos arriscamos em busca de um corpo que, muitas vezes, é apenas artificial – impossível de se adquirir tendo hábitos naturais à nossa especie.

O contraponto deste “surto fitness” é a busca por qualidade de vida e hábitos mais saudáveis. O esforço neste aspecto, diferentemente do exagero retratado acima, pode ser bastante benéfico: trazendo resultados positivos para a saúde da pessoa e, consequentemente, mudando seu corpo. O importante, sob este prisma, é que a sociedade tenha atitudes que colaborem com a saúde em primeiro lugar e que não valorizem, simplesmente, o aspecto físico. A corrida por comportamentos positivos para a saúde também precisam ser aliados no ganho de suporte emocional.

3.2 Identificação e Educação

O corpus de nossa análise, os blogs “Tá e Daí” e “Pensando Magro”, parecem pertencer à visão de vida saudável e à procura por hábitos positivos à saúde. A entrevista com as blogueiras e os posts apresentados por elas reforçam a preocupação em mostrar a experiência pessoal de cada uma e a trajetória na mudança de comportamento; não, simplesmente, o quanto é positivo pesar alguns quilos a menos.

Resultados no corpo são apresentados, entretanto, são retratados como simples consequências das atitudes positivas realizadas durante determinados períodos. Tais períodos são expressados de forma leve e natural, em um tipo de abordagem que causa muita identificação com os seguidores. Como disse a Camilla Pires na entrevista:

Acho que um blog, para ser interessante, tem que mostrar naturalidade e falar daquilo que gostamos mesmo. Compartilho muitas coisas da minha rotina, meus desafios e conquistas, assim os leitores se identificam mais e sinto como se estivesse conversando com amigos em uma rodinha.

As seguidoras, mais do aprenderem sobre práticas saudáveis e receberem dicas de alimentos, se inspiram na história de sucesso das blogueiras, se identificam com suas vitórias e derrotas no processo e, por meio do suporte emocional, adquirem forças para prosseguir em suas próprias trajetórias.

Cada trajetória, como é reforçado pelas blogueiras, é traçada de forma completamente individual. Camilla e Ana deixam claro que tudo que é apresentado é resultado da experiência delas e que não pode ser seguido como via de regra, afinal, cada organismo possui sua especificidade.

Nesse sentido, as blogueiras – que valorizam e possuem acompanhamento profissional em suas jornadas pela vida saudável – estão alinhadas com a opinião das nutricionistas entrevistas. A nutricionista Marina Pioltine, por exemplo, afirmou que “na internet é possível encontrar muitas informações benéficas sobre bem estar e estilo de vida saudável”, entretanto, “nenhuma mídia é capaz de substituir uma consulta, onde se leva em consideração a singularidade de cada indivíduo”.

Os blogs são fonte de informação e educação de forma generalizada. É possível, sim, aprender algumas atitudes da vida saudável, conhecer bons alimentos e ser apresentado a exercicios físicos diferentes por meio das mídias, entretanto, cada comportamento (seja ele alimentar ou físico) depende da pessoa que o está praticando.

Sendo assim, este aspecto generalista dos blogs transfere a sua importância para a questão de troca de experiências. Os blogs não são significativos apenas pela transmissão de conteúdo informacional, mas também por proporcionarem suporte emocional, criando essa comunidade virtual.

3.3 Resultados obtidos

Como mencionado acima e reforçado durante todo este estudo, o propósito dos blogs está baseado no recebimento de reforço positivo, suporte emocional e na troca. A proximidade criada com o blogueiro e com a comunidade do blog geram afinidade. Muitos, naquele espaço, possuem os mesmos objetivos e, algumas vezes, precisam enfrentar os mesmos desafios.

Essa afinidade é o diferencial, pois vai além do aspecto profissional encontrado em nutricionistas, por exemplo. Ao ir em uma especialista, cujo tempo é delimitado (não há como se comunicar com a nutricionista qualquer horário que você sinta necessidade), ela passará apenas uma dieta, não vivenciará o seu dia a dia. A blogueira e a comunidade criada, por outro lado, podem estar próximas a qualquer momento. Basta que a pessoa acesse o blog em questão para se sentir acolhida.

O acolhimento, fruto da interatividade, atua no aspecto psicológico de quem está em processo de emagrecimento e auxilia na obtenção de resultados. Afinal, segundo estudos, muito da nossa escolha dos alimentos está relacionada ao fator psicológico e não simplesmente à obtenção de informações sobre alimentos e práticas saudáveis.

Engessada no molde de consulta, a nutricionista - e demais profissionais voltados para a área fitness - passa a ser coadjuvante. Seus conhecimentos serão, para quem busca uma vida mais saudável, somente uma ponte, que, por sua vez, será transpassada de mãos dadas com a comunidade virtual a qual a pessoa pertence.

As experiências da comunidade e, mais especificamente, da blogueira - que posta seu treino e alimentação - vão endossar o que foi ensinado pela nutricionista e servirão de reforço positivo do processo. Afinal, mais do que simplesmente “falar o que é bom” para a saúde, a blogueira “mostra na pele” os resultados de seu discurso, o que dificilmente seria possível perceber indo somente às consultas com profissionais. Não será no especialista que a pessoa sentirá a troca de experiências que gera afinidade, pois não há trocas suficientes para que sejam gerados laços sociais.

Os laços sociais, neste sentido, podem ser considerados como responsáveis pelo sucesso dos blogs em questão. Por meio deles, as pessoas aprendem e comprovam informações e sentem mais força para seguir em frente em sua trajetória por uma vida mais saudável.

Considerações finais

A capacidade da internet em revolucionar a forma de nos comunicarmos intensificou nosso processo de interação, auxiliando na criação de laços sociais. Estes laços, após estabelecidos, são capazes de formar comunidades.

Tais comunidades, por sua vez, dão aos indivíduos suporte emocional e companheirismo. Por meio delas, as pessoas podem compartilhar experiências, trocar ideias, sentimentos e, desse modo, influenciarem umas às outras.

Esta troca e influência mutua são reflexos do aspecto igualitário do ciberespaço. Nele, todos podem ser produtores de informações e a comunicação pode ser difundida de forma democrática, de todos para todos.

Nesse sentido, a rede promove, de certa forma, a educação em diálogo, quando as informações são adquiridas em uma troca constante e não de maneira hierarquizada, unilateral. Como fazem parte da web e, consequentemnte, englobam seus aspectos, tais caracteristicas podem ser facilmente percebidas em blogs. Eles possuem diálogo e interação constantes, além de transmitirem informações de forma horizontalizada.

Ao analisarmos os blogs “Pensando Magro” e “Tá e Daí” comprovamos estes atributos e reforçamos o fato de que as pessoas interagem mais com tudo que estiver alinhado aos seus interesses, valores, afinidades, projetos e etc.

A resposta para esta interação está no fato de que as pessoas buscam na internet, mais do que no mundo offline, identificação, pertencimento. O blog, para estas pessoas, não era uma simples fonte de divulgação de informações do mundo fitness e sim um espaço de discussão, interação, onde elas conseguem encontrar suporte emocional, companheirismo.

As seguidoras podem, por meio dos blogs, aprender sobre práticas saudáveis e receberem dicas de alimentos, mas o diferencial desta mídia está na identificação, na inspiração transmitida pela blogueira e pelo restante da comunidade ali presente.

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Patty Maciel
Enviado por Patty Maciel em 10/08/2015
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