Ariano Suassuna, indispensável

Ariano Suassuna. Gênio, mago, estudioso, mestre, professor, catedrático. Um ser humano que completa 80 anos com o brilho da infância estampado nos olhos quando fala da cultura.

Poucas pessoas prendem tanto minha atenção quanto esse paraibano. Ariano é sinônimo de inteligência, humildade, carisma. Um homem que sabe falar, como poucos, da sabedoria popular.

Suas palavras ecoam mundo afora, traduzidas em livros, peças teatrais, filmes. O que passa por Ariano Suassuna transforma-se em cultura.

Apenas uma vez tive o privilégio de asssitir uma palestra de Ariano Suassuna, há uns três anos, num Encontro Brasileiro de Administração, que aconteceu no Centro de Convenções da Via Costeira. Mas foram várias as oportunidades que li ao seu respeito. Quarta-feira passada, assistia a TVE Brasil quando deparei-me com o programa Conexão Roberto D’Ávila. O entrevistado era Ariano Suassuna. Que coisa boa! Como seria bom que tivéssemos, pelo menos uma vez por semana, Ariano contando suas histórias, falando do Brasil, ensinando de forma clara e precisa quais são as reais vertentes culturais brasileiras.

Ariano Suassuna. Não é à toa que seu nome começa com “ar”, elemento indispensável à vida. A obra desse grande escritor também é indispensável. Indispensável para quem deseja alimentar a alma. Indispensável à construção de uma ampla idéia sobre o comportamento humano. Personagens de ficção se confundem com a realidade tão bem tratada pela mente espetacular desse ser especial.

Parabéns, mestre Ariano Vilar Suassuna, pelas oito décadas de uma existência tão nobre. Continue assim, esperançoso, emotivo. Continue como um sábio criador, presenteando a humanidade com suas criaturas.

João Ricardo Correia
Enviado por João Ricardo Correia em 22/06/2007
Código do texto: T537066
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.