PUBLICIDADE : UMA GUERRA DE EGOS...

PUBLICIDADE : UMA GUERRA DE EGOS...

HERIBALDO DE ASSIS *

O mundo da Propaganda e da Publicidade é uma guerra de egos – e eu (que tenho um ego maior ainda) quero adentrar no mundo da Propaganda e da Publicidade para finalmente demonstrar que não sou apenas o mais criativo Redator-Publicitário do Brasil e do mundo – mas, o mais criativo Redator-Publicitário de todos os tempos (portfólio para isso eu tenho...)!E além de criar textos publicitários imbatíveis, também crio logomarcas (faço os esboços no papel) e também crio os melhores Jingles -pois sou compositor (mas não toco instrumento musical nenhum).

Mas, infelizmente, por residir distante do eixo Rio - SP (cidades nas quais estão as maiores Agências de Propaganda e as maiores mídias do Brasil) ainda não tive uma oportunidade – e, atualmente, para estagiar numa grande Agência de Propaganda é preciso ser amigo do dono ou amigo do amigo do dono da agência (antigamente apenas o talento bastava!)...

Mas, caso eu consiga essa oportunidade, em uma grande Agência de Propaganda sentir-me-ei como um tigre: pronto para estraçalhar e esmagar as marcas concorrentes criando propagandas criativas, vendáveis e contundentes para os produtos e/ou serviços dos clientes – meu marketing comercial é extremamente agressivo (pautado sempre na ética- evidentemente) e minha contrapropaganda é mais agressiva ainda!

Meu contraponto em termos de criatividade publicitária são as denominadas Propagandas Institucionais – nas quais procuro utilizar toda minha insuperável criatividade para fazer propagandas em prol de belas causas (como a preservação ambiental, proteção aos animais, o desarmamento, democracia racial, defesa das minorias, proteção às crianças, aos idosos e às mulheres vítimas da nefasta violência doméstica etc.) – assim, através dessas Propagandas Institucionais, procuro contrabalançar a agressividade do meu marketing comercial com a suavidade e sensibilidade das minhas Propagandas Institucionais que constituem, na verdade, o que mais me atraí na área do Marketing - criar propagandas em prol de uma boa causa !Infelizmente, a criatividade na propaganda brasileira está, cada vez mais, decaindo – raríssimo encontrar bons textos: a propaganda brasileira tornou-se apenas uma mera fábrica de efeitos especiais - o texto criativo – alma da boa propaganda está, paulatinamente, ficando em segundo, em último plano!

Daqui a pouco o que vão restar nas Agências de Propaganda serão apenas os técnicos em efeitos especiais e os textos criativos serão totalmente dispensáveis - estamos caminhando, lamentavelmente, para a morte da palavra criativa, do texto criativo na Propaganda Brasileira!

Outro fator que colabora para a decadência criativa da Propaganda Brasileira são as Universidades que oferecem cursos de Marketing e Propaganda (como se fosse possível “fabricar” redatores-publicitários criativos em uma Universidade !) – no Brasil existem milhares de Universidades caça-níqueis que possuem Cursos de Marketing e formam, todo ano, uma horda de estudantes de Propaganda e Publicidade que não são criativos e nem sabem redigir um texto criativo (o que o cliente de uma agência de propaganda quer é bons resultados para seu produto e/ou serviço e não um diploma de Publicidade e Propaganda enfeitando uma parede... ) !

Essa horda de estudantes de Propaganda e Publicidade recém-formados deixa o mercado publicitário mais inchado ainda – o que torna difícil para as Agências de Propaganda separarem o joio do trigo - ou seja, os criativos dos não criativos !

Costumo dizer que o glamour da Mídia tornou-se seu próprio veneno: muitos querem ingressar na mídia não porque são talentosos mas porque querem fama e alguma fortuna...O resultado é a decadência artística da mídia brasileira em todos os seus setores : teledramaturgia (muitos atrizes e atores sem talentos), redatores de TV e Cinema medianos ou medíocres, pseudo-jornalistas que servem apenas para ler teleprompters, publicitários que possuem Agências de Propaganda mas não são criativos etc.

Enfim, para constatar a veracidade das minhas irrefutáveis alegações basta compararmos a qualidade dos programas de TV de ontem e de hoje, o talento de artistas televisivos e cinematográficos de ontem e de hoje, a criatividade das propagandas de ontem e de hoje (até a música brasileira tornou-se decante com péssimas músicas atuais compostas por pessoas que não merecem serem denominadas de compositores !).

Em relação à decadência da criatividade na propaganda brasileira outro fator é a imposição do trabalho em equipe em detrimento da individualidade – gênios precisam do isolamento e da solidão para criarem obras notáveis e esse argumento de que duas cabeças pensam melhor que uma geralmente é mera balela: pelo que sei as grandes obras de arte foram feitas por uma só pessoa e não por uma equipe .

Quero fazer parte de uma equipe de uma grande Agência de Propaganda mas também quero superar criativamente os trabalhos publicitários dessa mesma equipe – pois quero ser pago para ser o melhor e não para ser o mais ou menos ; aliás procuro ser o melhor no que faço até de graça pois tenho um compromisso com a perfeição – não sou perfeito mas ,enquanto artista, enquanto um ser criativo procuro alcançar essa perfeição...

* Escritor, Poeta, Filósofo, Compositor, Redator-publicitário , Roteirista e Licenciado em Letras pela Uesc - Universidade Estadual de Santa Cruz.E-mail: herisbahia@hotmail.com

Heribaldo de Assis
Enviado por Heribaldo de Assis em 17/01/2016
Reeditado em 17/01/2016
Código do texto: T5514299
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.