SOBRE O "DESAFIO DA MATERNIDADE" NO FACEBOOK

Após ler a postagem alarmante “atenção: muito cuidado com a nova brincadeira que está circulando nas redes sociais, Desafiando as mães”, dizendo que bandidos estariam por trás da brincadeira para obterem informações sobre os filhos das mães participantes, para simularem sequestros e arrancar dinheiro das mesmas, dediquei tempo pesquisando sobre o assunto e não encontrei nada que confirmasse isso. Por enquanto, não há nada, além de boatos.

Mas minha busca não foi em vão, pois encontrei num site (delas.pt) um artigo sobre o tema, apontando questões que tornam o desafio polêmico, na percepção de alguns considerado como um “jogo insensível”, por excluir mulheres que não têm filhos, por exemplo, ou mães que sofreram aborto e, consequentemente, não têm fotos com seus bebês. O referido artigo menciona, ainda, o tipo de sentimentos que a brincadeira pode causar nas mães não desafiadas por suas amigas. No entanto, quanto a riscos em participar, nada foi mencionado.

Li, ainda, outro artigo, criticando a adesão ao jogo, considerado um “exercício de pura vaidade”, e continuo acreditando que não corremos riscos. Mas outro fato me preocupou: o autor do artigo menciona mulheres que sofrem de infertilidade ou as que sofreram aborto, como se a brincadeira objetivasse atacar a essas mulheres. E conclui o texto com um tom de revolta, mostrando-se inteiramente contra o desafio, segundo ele, “porque ninguém é uma “super-mãe“, porque ninguém é perfeito...”.

Quer dizer que ao postar minha foto com meu diploma de licenciatura plena em Letras/Espanhol daqui a alguns meses (se Deus quiser), vai fazer se sentirem ofendidos meus amigos que ainda não têm curso superior? E a foto acompanhada de um belo rapaz, com a atualização “Celça está em um relacionamento sério com...” vai causar revolta nas pessoas que estão solteiras, sem namorado?

Não, não e não! Você compartilha aquilo que o deixa feliz e seus amigos se alegram com isso. Ponto! Não acredito que minhas fotos demostrando minha alegria em ser mãe (e não em ser uma mãe perfeita, não é isso que o desafio propõe) vá causar dano a quem quer que seja. E, se isso acontece, eu lamento!

O cuidado com os filhos deve ser uma constante em nossas vidas, assim como o respeito ao outro. Mas há um cuidado que também precisamos ter: o de não acreditar em tudo o que lemos, muito menos compartilhar mensagens publicadas na internet, sem a fonte confiável da informação.

Enfim, quanto ao alarme disparado nas redes informando sobre o perigo em aderir à brincadeira, honestamente, vou ignorar. Estou muito mais preocupada com as bandeiras levantadas por qualquer motivo, e com o quanto polemizamos determinados temas, diante de preocupações maiores.

***

Os artigos mencionados estão disponíveis nos endereços abaixo:

http://www.delas.pt/conhece-o-desafio-da-maternidade-no-facebook-e-polemico/

http://p3.publico.pt/actualidade/sociedade/19663/o-facebook-e-o-desafio-da-maternidade

Maria Celça
Enviado por Maria Celça em 17/02/2016
Código do texto: T5546704
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.