Entre na luta contra os suicídios

Dia desses, numa fila de banco, inevitavelmente ouvi a conversa de duas mulheres que falavam alto logo a minha frente. O tema, preocupante, era o suicídio. Uma delas dizia: “Mulher, é muita gente se matando! Sei não , mas uns jovens tão cheios de vida acabam com tudo, sem motivo, de uma hora pra outra”. O papo entre elas seguiu, a fila andou, paguei as contas, fui embora.

No dia seguinte, lembrei-me daquela senhora falando que de uma “hora pra outra” a pessoa resolve acabar com sua existência. Não é bem assim. Engana-se quem acha que o suicida decide pela extrema atitude de forma brusca, instantaneamente.

O suicídio, não tenham dúvida, é construído aos poucos. São de pequenas mágoas, tristezas, infelicidades, mazelas que se erguem esses momentos de terror não apenas para quem “se vai”, como também para amigos e parentes, geralmente pegos de surpresa diante da fatalidade.

Ninguém resolve do dia pra noite se matar. Portanto, temos em nossas mãos, diariamente, a chance de evitar uma nova tragédia. Para isso, precisamos estar atentos às pessoas, sempre prontos para auxiliá-las no momento de tensão, de medo. A solidariedade é a grande arma para a defesa da vida. Quem não sabe ser solidário jamais conseguirá viver bem, pois o que engrandece um ser humano é o fato de poder ajudar o próximo. E a melhor ajuda é a atenção, o aperto de mão amigo, o aconselhamento, o pensamento positivo.

Sempre que possível, ajude. Ajude sem esperar nada em troca. Ajude para mostrar ao universo que sua existência modifica, transforma, engradece.

Ajude, alimente a vida, evite suicídios.

João Ricardo Correia
Enviado por João Ricardo Correia em 10/07/2007
Código do texto: T559786
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.