Gestação e beleza: uma combinação mais que possível

Estamos em maio, mês das mães. Escolas, igrejas, clubes se preparam para as programações especiais. Quem nunca apresentou ou assistiu a um teatro especial para elas? Mas antes de se tornar mãe, a mulher passa por um momento sublime e incomparável: a gestação. Abriga, em seu ventre, uma nova vida e, junto dela, a responsabilidade de transmitir em seus genes a paz, o amor e a esperança de um futuro bom.

Mas como passar por uma gestação, com tantas mudanças no organismo, e ainda ficar linda? Alguns cuidados de beleza devem fazer parte da rotina da futura mãe. Cuidar do rosto, do corpo e dos cabelos durante os nove meses é tão importante quanto da alimentação e da mente. Falar de beleza é falar de vida. E beleza de grávida, então, de duas vidas.

A pele, maior órgão do corpo, é a mais atingida na gestação. Manchas, surgimento de vasinhos no colo, e as temidas estrias e celulites podem ser tratadas para que não continuem após o parto. O escurecimento em algumas regiões, como bochecha, buço, testa e axila, tem a ver com a exposição ao sol. Então, futura mamãe, não se exponha a ele! Mas, se mesmo assim quiser arriscar um banho de piscina, use bloqueador solar.

Não se assuste ao perceber o rosto totalmente oleoso – as espinhas da adolescência ressurgirão com certeza! – e o restante do corpo com a pele seca. Essa situação é a mais comum entre gestantes. O ideal é sempre usar hidratantes neutros e hipoalérgicos, além de beber muita água.

O corpo da mulher grávida passa por alterações hormonais, dificuldade de circulação, além do excesso de peso e da retenção de líquido. Portanto, desculpe desagradá-la, não há como evitar celulites. Mas disfarçá-las tem jeito: uma boa, porém leve, sessão de drenagem linfática.

A barriga cresce, os seios aumentam de volume. E lá estão as estrias. Quer evitar boa parte delas? Use sempre sutiã, peça ao médico uma faixa para sustentação da barriga e não se esqueça de hidratar bastante as áreas onde ocorrem: seios, pernas, barriga, bumbum.

Quanto aos cabelos, estes sim ficam mais lindos na gestação. A queda pára e os novos fios juntam-se aos já existentes e dão um lindo volume e brilho ao conjunto. Mas lembre-se de sempre usar xampu neutro e nada de tinturas.

Não só os bebês prestes a chegar, mas as novas mães também merecem ser alvo de elogios. O exterior revela a beleza interna adquirida com a gestação. E deve, portanto, estar pronto para qualquer homenagem no segundo domingo de maio. Sejam lindas, grávidas e mães!

Esta matéria foi publicada na edição especial de dois anos da revista Foco, de Passos-MG, em maio de 2007.

Raissa Bugança
Enviado por Raissa Bugança em 11/07/2007
Código do texto: T561224
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.