Cenas que marcam o filme da existência

A tragédia com o avião da TAM, em São Paulo, machuca, tortura, maltrata, deixa cicatrizes no corpo, na alma. Provoca desespero, dor, choro, lágrimas. Alimenta medo, incertezas e revolta.

E serve como lição para todos nós, sem exceção. Precisamos ter a consciência que qualquer um pode ser a próxima vítima. Por isso, devemos valorizar cada instante dessa nossa existência, dessa etapa que estamos vivendo agora. De nada adianta perder tempo lamentando, reclamando, criticando, lastimando.

A hora é essa. O agora precisa ser vivido de forma responsável, consciente, otimista. Chega de negativismo! O que ganhamos quando trocamos o viver pelo existir?! Sim, muita gente apenas ocupa espaço, sobrevive, não valoriza a vida e só percebe o quanto ela é maravilhosa quando bate de frente com a morte. Aí, vem o horror, o pânico. São poucas as pessoas que sabem lidar com essa sensação de perda do parente, do amigo, do colega de trabalho, do companheiro de sala de aula, enfim, de quem gostaríamos que jamais ficasse longe.

Portanto, caro leitor, cara leitora, tomo a liberdade para sugerir: a partir de hoje, viva intensamente. Viva para servir, ajudar, ser solidário. Viva para plantar o bem, para incentivar, para aconselhar, para perdoar, para sentir-se gratificado com suas ações, por menores que elas pareçam. Faça sem esperar nada em troca. Deixe coração e mente trabalhando em harmonia. Sejamos, todos, partes integrantes, de fato, da natureza. Não nos deixemos abater pelo que falam determinadas pessoas que não conseguem entender o porquê sabemos viver. Ora essa! Um dias elas aprenderão. Pode demorar muito tempo, mas aprenderão. Cada um de nós tem uma missão e evolui constantemente. O que muitas vezes nos parece uma situação difícil, nada mais é que um degrau que precisamos vencer, para crescermos enquanto seres filhos do mesmo Deus.

E justamente por sermos todos irmãos é que enfrentamos os mesmos problemas, os mesmos episódios trágicos. Naquele avião que explodiu estavam passageiros de variadas classes sociais e econômicas. Na hora do incidente estavam todos lá, igualmente atingidos pela fatalidade.

O ontem passou, não tem volta. Por melhor ou pior que tenha sido, é passado, acabou. O hoje é a grande oportunidade que temos para prepararmos o amanhã. Novas tragédias ocorrerão, mas não é por isso que vamos esperá-las com os braços cruzados, ou contaminados pelo desânimo de quem ainda não é capaz de enfrentá-las dignamente, com a certeza que a vida é repleta de cenas, como filmes que nos fazem gargalhar, chorar, nos emocionam, nos fazem pensar em alguém ou lembrar de uma determinada época.

Estejamos, pois, preparados para próxima sessão. O bilhete para entrada foi o seu nascimento. Bom filme.

João Ricardo Correia
Enviado por João Ricardo Correia em 19/07/2007
Código do texto: T571366
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.