Sociedade de Consumo

Um amigo me apresentou seu novo aparelho celular e disse:

-Dá uma olhada nos recursos. Este é new generation! è o que há de mais moderno.

E realmente tratava-se de um aparelho ultra-moderno. No entanto, o convidei para acessar a internet, e podemos constatar que já existe uns vinte aparelhos mais modernos que o dele no mercado.

Estamos vivendo num momento onde as inovações tecnológicas pipoca, à todo instante. Onde o mais moderno torna-se ultrapassado e obsoleto ao abrir e fechar de olhos.

Por certo, o progresso e a modernidade nos garante benefícios inquestionáveis (acesso à bens de consumo; melhor educação; saúde; reduz a má burocracia, etc.). Entretanto, temos nos tornado reféns do mercado e da mídia, que à todo momento nos impõe "novos modelos" de bens de consumo que nos incute a idéia de estarmos "ficando para trás" caso não nos rendamos às novidades.

Quando compramos um aparelho celular, MP3, ou seja lá qual for o aparelho, já existem dezenas de novos lançamentos.

Para onde caminhará esta sociedade baseada no consumo desenfreado, desmedido e sem RAZÃO?

A questão do meio ambiente está na moda, mas a moda mesmo é estar atualizado à cada nova propaganda publicitária

É hora de repensarmos os costumes que estão sendo incutidos na sociedade e que por ela tem sido avalizados. Ou então teremos de conviver com um lixão a cada quarteirão.

Marcos Sodré
Enviado por Marcos Sodré em 23/07/2007
Reeditado em 17/03/2012
Código do texto: T576198
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.