ATIVIDADE FÍSICA: COMO SE TORNAR UM ADPTO ETERNO.

Atividade Física: Como se tornar um adepto eterno.

Muitas são as iniciativas frustradas de termos uma atividade física constante em nossas vidas assim como outros hábitos saudáveis que fazem parte do nosso cotidiano.

O ano inteiro, se contarmos os dias ou semanas de atividades físicas constantes, poucos de nós poderíamos afirmar que pelo menos um terço desse tempo praticamos atividades físicas com objetivos de saúde. Isto é válido para as pessoas que incorporaram mesmo a rotina de exercícios, imaginem os que não a praticam com certa rotina, ou seja, estamos deixando o físico de lado, e não adianta reclamar depois dos prejuízos, correr atrás quando o tempo é curto é o melhor que podemos fazer.

A rotina de exercícios, como o próprio nome diz é a continuidade com intuito de se alcançar um benefício, e quando essa seqüência é quebrada, em muito pouco tempo perdemos bons benefícios, ajustes benéficos que o nosso corpo criou com a rotina de atividades, como é o caso do melhoramento cardio-respiratório alcançado com caminhadas intensas ou corridas. O volume de oxigênio circulado por minuto em nosso corpo sofre um aumento, ajuste este que promove melhora no consumo calórico, queima de gordura e muitos outros, o chamado VO2, ele se perde com uma inatividade de 15 dias em média, levando em consideração alguns níveis de condicionamento.

Portanto, as interrupções de inverno, uma longa viagem, férias das atividades, podem prejudicar o benefício alcançado. Algumas dicas para que as atividades estejam sempre presentes em nossas vidas sem nos causar a sensação de obrigação pode ser administrada de maneira fácil.

Primeiro temos que entender que a atividade física é uma prioridade em nossas vidas, aceitada como prioridade será mais fácil consolidarmos a decisão. O apoio de amigos, familiares, vizinhos, educadores físicos, colegas de trabalho são primordiais para essa corrente, divulguemos a vontade de seguir o programa e com certeza teremos apoio necessário.

O nosso médico terá o maior prazer em saber também da nossa iniciativa, aliás, é com o consentimento dele que teremos o aval pra tal prática, e em caso de dúvida, especialmente em relação a inexperiência dos exercício físico e esportes, não hesitemos em obter apoio de um profissional especializado.

Nesta fase de iniciação há um reajuste do nosso organismo, ocasionalmente alguns inconvenientes podem aparecer, dores no dia seguinte, cansaço na primeira quinzena, principalmente no meio de nossas atividades diárias, mas com o tempo assimilaremos de fácil maneira, e é mais um dos motivos que a quebra da seqüência interfere no resultado, pois, a cada recomeço, os mesmos inconvenientes citados acima aparecerão, desmotivando-nos a cada dificuldade. Nossas metas serão sempre bem realistas, nada de traçar objetivos difíceis, pois os resultados aparecem melhor em longos prazos de treinamento.

A perda de peso ou o próprio ganho não significam diretamente o melhor mediador dos resultados, aprendamos a fazer com que isso se torne secundário, e outras coisas nos farão entender que os exercícios contínuos vão muito além de balança e estética.

Resistir aos primeiros minutos das sessões e até mesmo aos primeiros dias das mesmas nos tornarão aptos a acrescentar maior volume de treino, ou seja, um tempo a mais do que antes prevíamos, obtendo assim maior satisfação quanto aos resultados finais. Quebrada essa barreira da iniciação o perigo agora é se tornar um viciado em exercícios, mas até que ponto isso é ruim? Lembremos: Cada ser é único...

Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP
Enviado por Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP em 23/07/2007
Código do texto: T576342
Classificação de conteúdo: seguro