O Salvador

Ele poderia ter sido expulso do seu país de origem, olha que apesar de infância humilde ele conseguiu progressos fabulosos, foi líder quase em todos caminhos que passava. Até possuía um certo carisma. No trabalho conseguiu melhoramentos incríveis para todos. Não sei se ele conseguiu estudar bem mais, mas na época que era trabalhador. A literatura, o estudo em si, passava longe dele.

O mais incrível acontecia, ele dava um banho em muitos nas palestras. Prendia os ouvintes com suas palavras mirabolantes. Nas passeatas contra o governo ele estava no topo. Foi preso em algumas delas? Acho que foi, também creio que apanhou feio da polícia no meio do tumulto, (se não aconteceu, falha minha, mas pela lógica já aconteceu tudo isso) a presidência do sindicato lhe caiu como uma luva. Foi um verdadeiro furor para muitos políticos ele os enfrentava fundo. Até que alguém lhe sugeriu ser político, sua resposta com certeza foi:

---- Eu? Não, companheiro, não levo jeito pra isso!

Jeito que não faltou foi bem mais além. Foi lá no topo, a política entrou até no seu sangue. E que presidência conseguiu. Palavras dele:

---- Ah! Agora vou ajudar os pobres, meu povo do nordeste, quer saber, o povo do Brasil todo!!!

Cesta básica rolava solta, até quem possuía bem além do básico recebia.

Como chefão foi levando, pode-se dizer relegando tudo de errado que existia. Era dinheiro que entrava aqui era dinheiro que saía ali. Foi aclamado, foi idolatrado, o povão achava que estava tudo certo.

Ficou ou não ficou milionário, dizem que sim, só sei que os processos contra ele se avolumavam. O povão está contra ele. Influência da imprensa? Não, quase certeza que não, propaganda dele mesmo, só no modo que esbravejava pra se defender ajudou a pô-lo nos bancos dos réus.

O pior é que eu cheguei a acreditar nele, nós brasileiros gostávamos dele, mesmo quando tinha a barba bem pretinha, era um líder, parecia um salvador da pátria. Fala-se coisas sobre ele! Dizem as más línguas que quando a aposentadoria era fácil ele cortou o dedinho e conseguiu aposentar bem novo.

Sim, ele poderia ter sido expulso do seu país de origem, dado as circunstâncias que rolam sobre ele. Mas é culpado? Fez o que deveria de fazer? Colocou a classe mais pobre do país num patamar aceitável de viver pelo menos até quando ele era o mandachuva? As acusações de ter recebido benefícios próprios por causa das riquezas que entrava e saía e beneficiados outros políticos o deixaram quase como o principal mentor das desordens reinantes atuais... Mas ele dará a volta por cima? Será novamente o mandachuva? Ou melhor pergunta seria:

--- O Brasil entraria novamente nos eixos com a volta dele!?...

Se acontecesse isso a prova cabal seria realmente os maiores culpados seriam os que teimam em crucifica-lo, bem mais do que possamos imaginar nas nossas inocentes imaginações?

---- Quem é ele?

---- Você está louco? Não posso dizer e todo mundo sabe quem é.

Ah! Meus amigos, não existem salvadores da pátria, ou existem.

---- Quem?

---- Obama!?

Estais brincando, o homem já vai sair de lá. Pode vir uma presidenta lá nos Estados Unidos. Se a moda pega eles tiram a mulher também...