O que é a hermenêutica como ciência.

A hermenêutica é um método usado para analisar com coerência um texto, um fato fenomenológico qualquer, uma determinada situação aplicada ao mundo cultural.

Com efeito, a hermenêutica é aplicada apenas as ciências do espírito e não as ciências da natureza. Portanto, entende se a hermenêutica como arte da interpretação de textos.

Um estudo para compreender o sentido de sistemas simbólicos de como é possível chegar à verdade, quando a mesma é apenas cultural e ideológica.

Desse modo, não existem verdade ou verdades, o que existem são interpretações ideológicas. O modo ideológico de alguém entender uma determinada coisa. Refiro especificamente, ao mundo fenomenológico.

Sendo assim, as percepções totais são equívocos, inconscientes ou propositais. A consciência não consegue perceber o objeto, apenas representá-lo em acordo com o seu desejo de vontade.

O desejo de vontade, como muito bem refletiu Schopenhauer, é a vontade do domínio, o interesse próprio e não produto da realidade.

Todos os desejos nascem de mundos ideológicos. Desse modo, funcionam as ciências do espírito.

Portanto, hermeneuticizar um fato, a procura da verdade, quando a mesma é sempre ideologização. Como então chegar a uma verdade.

Quando a referida é simplesmente a representação absoluta de uma realidade parcial como se fosse total e universal.

A hermenêutica, portanto, a priori, é um método como arte da interpretação, tem como objetivo fazer uma ideologia ser a realidade.

A verdade como produto da interpretação, sustenta-se como verdade, a partir exatamente da coerência lógica do método interpretativo. Todavia, tal método, não tem sustentação epistemológica.

Pelo fato, que toda interpretação, depende de paradigmas culturais. Sendo assim, se o sujeito epistemológico desejar entender certos fatos sociais.

O resultado sempre estará condicionado aos paradigmas escolhidos, a respeito do desenvolvimento econômico de uma nação. Se o sujeito epistemológico, for marxista ortodoxo, terá uma determinada compreensão hermenêutica dos fatos.

Porém, sendo neomarxista outra, social liberal, neoliberal, desse modo consecutivamente, de tal forma que, a hermeneuticização de qualquer interpretação é a ideologização dos fatos.

Tal metodologia aplica-se em todas as ciências do espírito, salvam consequentemente as ciências da natureza, pelo fato que o objeto em analise está fora das ideologias dos sujeitos epistemológicos.

Desse modo, o que é a verdade, simplesmente não existe, pois a referida é apenas a hermeneuticização das ideologias.

Um produto cultural do desejo da vontade, sustentado em práticas do domínio, hermeneuticizadas por ideologias insustentáveis por natureza.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 24/01/2017
Reeditado em 24/01/2017
Código do texto: T5891232
Classificação de conteúdo: seguro