Diversidade Lingüística

Na língua portuguesa muitas são as variações e maneiras diferentes de se falar e, alguns fatores são levados em conta, fatores como regionalismo, idade, escolaridade e meio social exercem influência direta na maneira como Falamos ou usamos a mesma língua. Por isso não podemos julgar palavras usadas no vocabulário como certa ou errada, quando ouvirmos pessoas de determinadas regiões pronunciarem uma palavra de maneira diferente devemos sempre atentar para as diferenças, tanto da região como da escolaridade e até mesmo para o gênero sexual do individuo. Podemos dizer isso porque vivemos em um país multirracial e, portanto multicultural com uma imensa variedade de línguas e dialetos.

Entretanto a realidade cotidiana mostra que, trabalhar com a diferença lingüística é muito mais complicado do que podemos imaginar, pois se for trabalhar com uma língua única na escrita, teremos que adotar algumas medidas de suma importância como explicar a diferença na prática de escrever e de falar, pois sabemos que a variedade de línguas existentes no nosso país requer essa medida.

Então como podemos ensinar a língua padrão respeitando a diversidade? Podemos sim trabalhar com as diferenças se formos flexíveis e imparciais as realidade existentes. Para tanto é necessário um trabalho de conscientização com os próprios professores bem como consideração no que diz respeito aos livros didáticos que são usados em sala de aula isso porque muitas vezes os mesmos não correspondem com a realidade de determinadas regiões.

Sabemos que na maioria das vezes os critérios que determinam os padrões de uma língua são estabelecidos principalmente pela ação da escola e dos meios de comunicação e até mesmo pelo modo de falar de determinado segmento social. Devemos nos lembrar ainda que a língua portuguesa não é um conjunto de regras, antes, a escrita deve ser o reflexo da fala sendo assim é apropriado chegarmos a um consenso da língua, equilibrando fala com escrita.

Portanto, para que haja uma educação pluricultural, imparcial e focada no aprimoramento da língua é importante darmos atenção para as diferentes culturas ao nosso redor respeitando sempre o regionalismo bem como os muitos aspectos envolvidos em ensinar escrever e a falar o nosso idioma não nos esquecendo de que mesmo na escrita é dever do educador se importar com o contexto do falante.

Dessa forma todos os professores e educadores devem se conscientizar de que não existe o certo e o errado e sim o adequado e o inadequado, pois o que é adequado em uma região ou contexto pode não ser aceito como adequado em outras, um exemplo é o que acontece quando em algumas regiões pedimos um “geladinho” (picolé de frutas no saquinho) em outras localidades o mesmo elemento é chamado de “apolo” e é justamente essas variantes que devem ser consideradas. Assim cabe a todos os professores e profissionais da educação mostrar a escrita correta e padrão, jamais se esquecendo da diversidade e da importância da mesma na nossa língua portuguesa.

gli
Enviado por gli em 08/08/2007
Reeditado em 08/08/2007
Código do texto: T598275
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