Projetos de aprendizagem colaborativa, concurso para diretor SP 2017.

Maria aparecida Belrens.

Século XXI.

Exigência de um novo paradigma para educação.

A partir da sociedade globalizada.

A sociedade industrial exige uma nova forma de conhecimento.

A junção da produção intelectual com o uso das tecnologias.

Esse processo atinge todas as instituições.

Como não iria então atingir as escolas.

O advento dessas mudanças atinge o mundo.

E nas escolas, a exigência de um processo continuado da educação.

Na evolução das ciências.

O mundo foi construído a partir das ideias de Newton e Descartes.

Uma ciência mecanicista e reducionista.

O conhecimento na perspectiva da fragmentação.

O novo paradigma a integração dos saberes.

Em síntese a reunião do conhecimento no todo.

Na perspectiva interdisciplinar.

O professor que sabe apenas um aspecto do saber.

Não funciona mais.

A teoria da complexidade de Edgar Moran.

Entretanto, qual é o problema da teoria da globalização.

Uma ideologia neoliberal.

Que não objetiva a inclusão.

O professor precisar ter consciência de tal realidade.

O novo paradigma defende três aspectos fundamentais.

A competição.

O individualismo.

E a eficiência.

A globalização afeta a formação do profissional em todos os aspectos.

Professor precisa instrumentalizar os alunos para a formação continuada.

Nesse sentido o professor precisa também desenvolver sua formação contínua permanente.

Qual a função pedagógica.

Ajudar os alunos a compreenderem a realidade globalizada.

Ampliando sempre o conhecimento.

Com efeito, o papel do docente.

Ajudar o aluno aprender a aprender.

Por meio da pesquisa, do acúmulo do conhecimento.

Nesse sentido que deve ser utilizada a rede informatizada.

O professor um pesquisador do conhecimento.

Reflexivo e crítico.

O docente precisa ser criativo, sintético e articulado.

Desse modo, deve ser um parceiro de seus alunos.

Sendo assim, o aluno, não pode ser passivo, o escutador, o decorador, o repetidor do conhecimento.

Tem que assumir o papel de crítico.

Também de pesquisador.

Ser um agente atuante na parceria.

Então juntos, professores e alunos o aprendem a aprender.

Nessa nova perspectiva.

Os professores no desenvolvimento do novo paradigma.

Procurem contemplar dois polos.

Por um lado, contribuir com a produção do conhecimento.

Compatível com o desenvolvimento tecnológico contemporâneo.

Pelo outro lado, que não perca o caráter da consciência crítica.

A formação ética humanista.

A respeito da questão da inclusão e da cidadania.

Não defendendo uma sociedade irracional na perspectiva das injustiças sociais.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 27/07/2017
Reeditado em 27/07/2017
Código do texto: T6066279
Classificação de conteúdo: seguro