Como elaborar um projeto político pedagógico interdisciplinar.

Interdisciplinaridade procedimento político pedagógico, fundamental ao desenvolvimento acadêmico dos alunos, a partir sobretudo, da lei, 5.692-71, exigência do currículo e das Diretrizes e Bases lei 9.394-96.

Desse modo, a interdisciplinaridade tornou-se obrigatoriedade como metodologia de trabalho no projeto político pedagógico nas escolas públicas.

Portanto, é uma proposta curricular necessária por força de lei na prática pedagógica desenvolvida pelos professores, a não formulação do projeto interdisciplinar é um desrespeito a lei.

Com efeito, é necessário desenvolver a interdisciplinaridade como forma de integração não só do projeto pedagógico político, como também dos conteúdos disciplinares.

A integração de uma disciplina com outras áreas de conhecimento. Sendo assim, é uma das propostas apresentadas em legislação, favorecendo na aprendizagem dos alunos.

Entretanto, a interdisciplinaridade é pouco conhecida, não é utilizada no projeto pedagógico das escolas.

A inexistência de interação entre as disciplinas, não há complementariedade na formulação do saber crítico reflexivo, saber que deve ser sempre valorizado no processo de ensino aprendizagem.

A educação na perspectiva interdisciplinar ajuda na superação da fragmentação do saber entre as disciplinas, proporcionando um diálogo permanente entre as diversas disciplinas na compreensão da realidade.

Tudo deve ser relacionado entre si, na compreensão da totalidade, a interdisciplinaridade busca relacionar as disciplinas, cada matéria ajudando no entendimento e fundamentação do todo.

A interdisciplinaridade ajuda em uma nova postura diante do saber elaborado, a partir do conteúdo de cada disciplina, objetivando a pessoa humana em sua formação integral.

a inter garante o saber complexo, rompendo com os limites das disciplinas.

Com efeito, por meio do ensino interdisciplinar considerando os aspectos histórico-críticos, uma aprendizagem eficiente no entendimento da realidade em sua totalidade.

Dessa forma, para efetivar um projeto político pedagógico, é necessário classificar os saberes em dos campos distintos, as ciências do espírito e as ciências da natureza.

As ciências do espírito, aplica-se totalmente o método interdisciplinar, pois são ciências da interpretação, todos os movimentos nascem de uma mesma realidade político pedagógico, usa se da lógica formal dedutiva.

Já as outras ciências denominadas ciências da natureza, o método é indutivo no uso do empirismo, nesse caso, a interdisciplinaridade é relativa, não tem a mesma correspondência política, para o entendimento.

Em síntese como funciona o método interdisciplinar, nas ciências da interpretação, na escolha de um período histórico para o planejamento pedagógico.

Exemplo, a escolha do período histórico em consonância, passagem do Antigo Regime ao Estado Moderno, dependendo do estágio de evolução do momento histórico.

Em história estuda o movimento de criação do Estado Moderno, em filosofia o nascimento do Iluminismo, em geografia as regiões que aconteceram tais fatos, em arte os movimentos artísticos da época, do mesmo modo, em literatura os movimentos literários do referido tempo histórico.

Desse modo, consecutivamente, as demais disciplinas, em outros períodos históricos, o movimento terá que ser relacionado, cada disciplina substancia-se o fundamento em si, colaborando dialeticamente.

Portanto, efetiva-se o projeto político pedagógico da escola, e, não cada disciplina falando ao mesmo tempo aleatoriamente de um único tema, como é entendido pelos os grupos de gestores e professores.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 19/09/2017
Reeditado em 20/09/2017
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