A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE ATRAVÉS DE PALESTRAS

Paulo Ricardo Dias da Silva

Patrick Álisson de Sousa

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo conscientizar os alunos e demais membros da unidade de ensino ENOCS, como: professores, auxiliares de serviço gerais etc. sobre a importância da doação de sangue, onde foi discutido diversos pontos importantes, desde quem pode ou não doar, até as diversas formas utilizadas no processo, quais os materiais e também na importância de focar na parte que não tem perigo algum de contaminação, pois todo o material utilizado pela equipe são descartáveis, diante disso o foco principal desse trabalho estava voltado para o dia mundial do doador, sendo mais preciso, no dia 14 de junho, onde foram selecionados diversos alunos que estavam aptos a fazer a doação, tendo enfim um resultado mais que satisfatório, pois já havia sido informado que o estoque estava em baixa, para chamar atenção do público alvo foi confeccionada faixa com nome do projeto e algumas outras informações, e ao final da doação, além dos lanches que já são ofertados, ainda foi disponibilizado uma mesa de café da manhã farta, para que todos pudessem se servir a vontade.

Palavras chaves: Doação, Vida, Sangue

ABSTRACT: The present work has or was aimed at raising awareness among students and other members of the ENOCS teaching unit, such as teachers, general service aides, etc. About the importance of blood donation, where it was discussed several important points, from who can donate, to the different forms used in the process, what materials and also the importance of focusing on the part that has no danger of contamination, since All the material used by the team is disposable, in front of that the main focus of this work was focused on the donor world day, being more precise, on June 14, where were selected several students who were able to donate, A result more than satisfactory, since it had already been informed that the stock was low, in order to draw attention of the target public was prepared strip with name of the project and some other information, and at the end of the donation, besides the snacks that are already offered, A large breakfast table was still available so that everyone could serve themselves at will.

Keywords: Donation, Life, Blood

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como principal objetivo abordar em salas de aulas acerca da necessidade da divulgação e conscientização da doação de sangue, não somente nas dependências do grupo escolar, mas, também, levando para fora, para ser mais preciso, ao ambiente familiar, de amigos e conhecidos, tendo em pauta sempre o porquê doar sangue e seus benefícios, entre outros, que foi de suma importância ser divulgados. Sabe-se que divulgar algo é a melhor maneira de se chegar ao alvo principal, e foi assim que surgiu a necessidade de organização e realização de uma palestra, onde deixava de ter como foco principal apenas os alunos do segundo ano, passando a convidar a todos os membros da instituição, afim de promover uma sensibilização coletiva.

CAPÍTULO I: CONSCIENTIZAÇÃO DA POPULAÇÃO

No presente capítulo, foram introduzidos aspectos sobre a necessidade de informações e, de forma programada, foi preciso ser debatida para fins esclarecedores algumas informações que são de grande valia, já que muitas pessoas não têm conhecimento na área, pois poderíamos destacar algumas dúvidas mais comuns entre elas, que seriam: O que vem a ser a doação, quais as vantagens e necessidades de doar , se as doações se distinguem em tipos, quais requisitos são cobrados para uma pessoa poder fazer uma doação, quais cuidados devem ser levados em consideração antes e depois, quem pode ou não doar entre outros, esses foram alguns dos pontos abordados e esclarecidos na palestra que foi realizada no espaço da Câmara, localizada no centro da cidade.

De forma ampla, pode-se dizer que a doação não é nada mais que a retirada de sangue através de uma agulha, que perfura a veia mais calibrosa de um dos braços do doador, vale ressaltar que todo o material utilizado é descartável e totalmente seguro, e que o local de doação é extremamente limpo e higienizado, confortável e supervisionado por uma equipe bem capacitada. Podendo-se destacar como vantagens para o doador o fato de ser um ato de amor ao próximo, sendo que doar sangue, é o mesmo que doar vida já que se sabe, que através de uma só doação pode se salvar várias pessoas.

1.1 Falta de informação e causas da redução no número de doadores

Segundo Leme e Ortega, “a falta de conscientização da população é considerada o principal fator limitante para o aumento de doações”. O Ministério da Saúde junto aos hemocentros do país inteiro tem desenvolvido estratégias para aumentar o número de doadores através da mídia e de campanhas de incentivo, visando disseminar informações e a importância da doação de sangue dentro de uma sociedade.

Pode-se constatar que grande parte da população desconhece ou deixa passar despercebido diversas informações, por achar que é algo irrelevante ou sem valor algum, a ignorância do homem quando se trata do assunto doação de sangue chega a ser de uma realidade gritante, pois se sabe de pouco ou muitas vezes de nada sobre o assunto

Nos dias atuais, onde o homem na maioria das vezes deixa de se preocupar com a vida, surge a difícil tarefa dos médicos e profissionais na área da saúde, que é fazer de tudo para salvar seus pacientes. Sabe-se que há algum tempo atrás até o momento as instituições responsáveis pela coleta de sangue, vem-se por meio da mídia cada vez mais tentando aproximar-se da população, trazendo para o meio, das mais diversas formas possíveis, informações de grande importância que podem salvar vidas.

Tomando como exemplo direto, constata-se que a falta de informação é de grande prejuízo para as mais diversas áreas possíveis, e mais ainda na da saúde, uma prova disso são a baixa quantidade de bolsas de sangue nos estoques. Diante da grande necessidade, surge-se então a necessidade por fazer um trabalho voltado para a população que é chamar a atenção da mesma, utilizando das mais diversas estratégias possíveis que estão inclusas entre elas a mídia, por meio de faixas, cartazes, panfletos, propagandas de televisão e anúncios em rádios.

1.2 Dúvidas mais frequentes sobre a coleta de sangue

Sabe-se que, devido ao grande número de acidentes, cirurgias e a necessidade de sangue para fins de tratamento que muitas das vezes se torna indispensável, a demanda na procura de sangue, só tem aumentado a cada dia, mais e mais. Assim pode-se então dizer que ninguém está livre de passar por momentos difíceis e precisar de uma transfusão.

Diante das colocações acima, afirma-se que muitas pessoas precisam no presente momento de uma transfusão, mais não conseguem por não ter disponibilidade na quantidade ou no tipo sanguíneo. Algumas pessoas deixam de doar por medo, muitas delas temem contrair algum tipo de patologia no ato da coleta, outras por acharem que irá de alguma forma fazer falta.

Tendo em vista a grande quantidade de dúvidas, se contraem ou não doenças, se faz ou não falta, o que se pode dizer é que o processo é muito seguro e rápido e o mais importante de todas as informações será que os 452 ml de sague retirado em média não fará falta, pois através de estudos foi constatado que todo sangue que foi coletado, a pessoa consegue recuperar em questões de dias. Sendo assim, o que se pode dizer é que depois da doação, ao começar a ingerir líquidos, o seu sangue já está começando a ser reposto.

Durante muito tempo, se estudou a história das transfusões sanguíneas, isso ocorria basicamente pela necessidade e também pela curiosidade. Em alguns estudos pesquisadores procuravam saber como fazer a coleta de alguém, e fazer com que esse mesmo conseguisse que seu sangue fosse reposto de maneira imediata. Segundo TIBA, (1998, p.46)

Ao perceber que não sabe, o ser humano tem a tendência natural de buscar meios de aprender, já que é dotado de inteligência e, em consequência, de curiosidade. Associando estes dois atributos, pode surgir a criatividade, que fornece a base para as grandes invenções da humanidade. O espírito aventureiro instiga às descobertas.

Como foi citado no parágrafo acima, o sangue já começa a ser reposto no momento em que a pessoa se alimenta logo em seguida a coleta, e sobre seus componentes já foram comprovados que as reposições das plaquetas em média demoram cerca de 5 a 7 dias e a dos glóbulos vermelhos por volta de 3 a 4 semanas.

CAPÍTULO II: PALESTRAS COMO MEIO DE DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÕES

Diante do mundo globalizado que nossa sociedade está inserida, percebe-se que o acesso as informações se dá de forma instantânea e imediata, fazendo as pessoas interagirem com todos os tipos de mídias digitais disponíveis.

Segundo Silva (2011):

É de grande importância as palestras, seminários, congressos, benchmark, participação em grupos e outros meios de comunicação que haja troca de informações. Na maioria das vezes estas informações não aprendemos em uma universidade ou faculdade, sendo necessário buscá-las em nosso dia a dia de acordo com a nossa necessidade. Muitos assuntos não são provenientes de cálculos ou estudos científicos. São provenientes de experiências profissional, onde ao longo do tempo são aperfeiçoados com cálculos, métodos, processos e regras.

A troca de informações, sem dúvida, tem um papel indispensável dentro da sociedade, pois, sabe-se que se ela não vem até a pessoa, é necessário que tenha que iniciar uma busca incansável pelas mesmas. As contribuições dentro do universo da informação podem vir de diversos meios, umas delas são as que surgem em reuniões de grupos, onde cada componente tem seu papel insubstituível, onde citam e debatem ideias de determinados assuntos da área.

Palestras são de suma importância, pois são através delas que na maioria das vezes as pessoas começam a despertar interesse por algo. Em meio a tempos que as pessoas não se preocupam mais com o presente, muito menos com o futuro, são através das palestras que os profissionais tentam e muitas vezes conseguem repassar com êxito diversas informações precisas para um determinado grupo de pessoas.

2.1 Alunos receptores e transmissores de informações

Muitas vezes as informações surgem do nada, e é assim que o homem consegue adquirir aprendizagem em determinada área. Mesmo sem ir atrás as pessoas na maioria das vezes se assustam com determinadas informações que chegam a alguns grupos, que na maioria das vezes considerados isolados.

Abordar sobre o assunto doação de sangue, é de fato algo que não se pode evitar pois todos os dias é necessário ser utilizadas diversas bolsas com esse liquido vermelho tão precioso. A abordagem é necessária, e sua divulgação é através de palestras, pois as equipes tem preferência em trabalhar com um grupo alvo, eles tentam disseminar essas informações dentro do ambiente escolar, pois os alunos servirão de transmissor, pois eles que irão levar as informações para sua casa, família, bairro, comunidade e a diversos outros lugares.

2.2 Quem pode ou não doar sangue?

Diante do assunto a ser discutido, sabe-se que surgem diversas dúvidas, e assim por diante como resultado das mesmas diversas perguntas, onde será citada duas das mais frequentes, como: será se estou apto a doar? Quem está apto a doar?

Então, sobre essa pergunta, pode-se afirmar que é necessário fazer uma rígida triagem, de imediato é feito o cadastro no balcão da instituição, e em seguida a pessoa será encaminhada para uma sala de atendimento onde começará o processo de triagem lá será medida a taxa glicêmica, pressão arterial e avaliado o peso do suposto doador, e então será mais uma vez encaminhado para uma outra sala onde o mesmo irá responder um questionário.

Durante muito tempo as coisas foram mudando, tomando novos rumos, os estudos cada vez mais sendo aprofundados, e na ária da doação e coleta de sangue, não iria ser diferente. Devido a necessidade de uma grande demanda por sangue, surgiu uma preocupação maior, que seria o controle dos mesmos, então surge a preocupação e a necessidade de orientação das pessoas deixando-as cada vez mais atentas, para os benefícios que uma boa alimentação pode trazer, e também os prejuízos quando essa mesma não for de boa qualidade, ou adequada.

Será listado, abaixo, alguns dos requisitos básicos que a pessoa precisa ter feito, ou deva seguir, para conseguir fazer a doação, podemos começar por:

Primeiramente, deve-se apresentar o cartão do SUS “ Sistema Único de Saúde” e algum outro documento de identificação com foto, ter a idade entre 16 a 69 anos, claro que para menores de 18, só com autorização e está no mínimo com 50 kg, ter conseguido dormir bem antes de comparecer ao suposto local de coleta, usufruído de uma boa alimentação incluído frutas, sucos e é claro evitar alimentos que contenha bastante gordura, que seria o caso das frituras, e assim apresentar boas condições de saúde e está dentro dos requisitos.

Algumas pessoas não podem doar, por questões de peso, ou seja, não está com um adequado, pessoas que fizeram tatuagens com prazo inferior a um ano, que tenham feito algum tratamento odontológico, consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem o dia da suposta coleta, está gripado ou ter tomado vacina contra gripe nas 48 horas que antecedem o dia da doação, mulheres que estejam gestantes, entre outros fatores.

METODOLOGIA

O projeto realizado com os alunos do ENOCS, visando a fixação e melhor entendimento do conteúdo estudado em sala de aula, tem como foco principal o trabalho em grupo constituído por alunos, professores, bolsistas do PIBID, Hemocentro de Floriano e demais membros do grupo escolar, focalizando nos estudos sobre grupos e fatores RH dos tipos sanguíneos. Seguindo um sentido mais amplo, foi visto a necessidade de fazer com que os alunos envolvidos pudessem de fato estarem por dentro do conteúdo estudado.

Visando um melhor entendimento dos alunos envolvidos, surgiu a necessidade de trabalhar com os mesmos, de forma ampla, boa parte do conteúdo através de aulas teóricas e ao término dessas atividades, foram desenvolvidas algumas práticas para melhor fixação da temática. Podendo, assim, seguir a um cronograma de trabalho que foi criado para esse projeto, portanto foi aplicado então todas as etapas mencionadas.

Diante da falta por informações, é de fato que a ausência delas é de modo prejudicial para o ser humano em si. Sendo assim, além das informações repassadas e práticas aplicadas aos alunos, na terceira parte do projeto foi visto de modo claro que os mesmos deveriam trabalhar e amadurecer ainda mais essas propostas, e levar a ideia da doação de sangue além, e assim fizeram, levaram consigo a tarefa de repassar a diante o convite para o dia D, que seria no dia 14 de junho.

Partindo-se de um ponto em comum, esse projeto não teve apenas o intuito de deixar os alunos por dentro do conteúdo trabalhado, mais também de ajudar o hemocentro da cidade com a coleta de mais algumas bolsas de sangue, já que seu estoque estava em baixa. Sendo assim, os alunos que estavam selecionados para tentar fazer a doação, se dirigiram até as instalações do hemocentro, onde participaram de um café da manhã em comemoração ao dia do doador e em seguida passaram pelo processo de triagem, onde os que se foram julgados aptos, foram encaminhados a sala de coleta.

RESULTADOS

Diante da temática trabalhada, o que se pode observar, é que os alunos desenvolveram o espirito da solidariedade para com o próximo, e o que antes era desconhecido em partes sobre o assunto eles com certeza terão essas informações fixadas em suas mentes no decorrer de toda uma vida.

Tivemos como resultados os seguintes dados, que serão de forma clara mencionados na tabela abaixo, que foram esses coletados algumas semanas depois do dia D das coletas:

Pessoas que procuraram o hemocentro para tentar fazer a doação.

53 pessoas

Alunos que doaram 22 alunos

Total de pessoas que estavam aptas a fazer a doação, incluindo alunos, e não alunos.

46 pessoas

O que se pode dizer é que algumas pessoas não conseguiram fazer as doações por não estarem preenchendo todos os requisitos, mais que suas atitudes foram de forma mais que plausível.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante dos assuntos outrora pesquisados, analisados e debatidos neste trabalho, buscou-se aprofundar no assunto e na busca incansável por mais informações, e concluiu-se que as doações podem ser de diversas maneiras, como : Doação autóloga que seria a coleta feita no próprio paciente, quando esse mesmo vai ser submetido a um processo cirúrgico, a vinculada que é quando alguém vai doar e leva o nome de quem irá receber ou doar para repor o que já foi utilizado, a espontânea que é quando alguém vai doar por livre vontade, a convocada que acontece quando a pessoa é chamada pelo serviço, isso acontece mais quando a pessoa possui uma variedade rara e cadastro na fundação, a agendada que leva em consideração ao intervalo correto de tempo, mais é nesse tipo de doação que a pessoa deixa especificado o período que o mesmo irá doar, e por último que é de suma importância, a doação por aférese que trata-se da separação, ou seja, nela é possível fazer a retirada de apenas parte das células do sangue, sendo mais especifico apenas uma das células.

REFERÊNCIAS

INCA - Instituto Nacional de Câncer. Orientações para doadores de sangue. Disponível em: http://www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=119. Acesso em: 27/07/2017.

LEME, Letícia Cesila e ORTEGA, Manoela Marques. CONSCIENTIZAÇÃO PARA A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE ENTRE ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA E PRIVADA DA REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA. Disponível em http://lyceumonline.usf.edu.br/salavirtual/documentos/2769.pdf, acessado em 28/07/2017, às 21h30.

SILVA, Edvar. A importância das palestras, seminários e congressos, 2011. Disponível em http://viabrasil.over-blog.com/article-a-importancia-das-palestras-seminarios-e-congressos-69935292.html, acessado em 28/07/2017.

Portal Brasil PORTAL BRASIL. Requisitos básicos para doar sangue. Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2014/11/confira-requisitosbasicos-para-doar-sangue. Acesso em 26/07/2017.

Paulo Ricardo Dias da Silva e Patrick Álisson de Sousa
Enviado por Patrick Sousa em 20/09/2017
Código do texto: T6119969
Classificação de conteúdo: seguro