LOJAS DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS DE ARACAJU NO FINAL DA DÉCADA DE 70.

Final da década de 70 labutei em vários lojas do comércio de Aracaju. O trabalho nos deu a oportunidade de escrever este artigo. Quero antecipar aos leitores que não deixei algum rascunho ou arquivo. Ele veio da memória de um ser que passou alguns anos convivendo com as pessoas do centro da referida cidade. Eis as principais lojas de móveis e eletrodomésticos de Aracaju do final da década de 70.

MOVELARIA BRASILEIRA- A loja matriz ficava localizada na Rua Florentino Menezes 48/52. Era a loja da pobreza, vendia fiado até para 36 meses. Senhor Carlos Alcino Mendonça era o proprietário e dona Aurita gerenciava. O estabelecimento tinha uma curiosidade ( no escritório trabalhava exclusivamente mulheres e no setor de venda e representação labutavam homens. Na loja vendia móveis populares e também de estilo. A movelaria tinha uma filial que ficava instalada no prédio de propriedade da Associação Sergipana de Imprensa (ASI) e teve o senhor Fernando como gerente durante vários anos. Além da loja, o empresário Carlos Alcino tinha duas fazendas que negociava com coco. O deposito da Movelaria Brasileira era localizada na Avenida 31 de março, perto da ponte da Atalaia Velha. O slogan da loja era o seguinte: "Movelaria Brasileira sempre a primeira".

Manelão- ficava localizada na Rua Florentino Menezes com José do Prado Franco. Além de móveis, o estabelecimento trabalhava também com tapeçaria. A loja Manelão tinha um slogan que deixavam os outros empresários do ramo encabulados: "Manelão é Manelão, o resto é imitação". A loja depois mudou para o antigo prédio da Rádio Liberdade, na Rua Itabaianinha.

LOJA PAITÁ- localizada na Rua Florentino Menezes com Apulcro Mota. Loja pequena, porém aconchegante. Senhor Edson(proprietário do comércio) mais conhecido como

Paitá, era uma uma folclórica. Dizem que o apelido de Paitá pegou, porque o povo ia procurar seu pai e, ele simplesmente dizia:-"PAI TÁ" . A loja Paitá teve vida efêmera.

LOJA SÃO JOSÉ- Era uma pequena loja localizada no final da Rua José do Prado Franco( vizinho ao G Barbosa). O estabelecimento tinha senhor Júlio como proprietário. O atendimento era supimpa.

LOJAS DIAMANTE-Com várias lojas instaladas em Aracaju, as lojas Diamante eram conceituadas. O empresário Paulinho proprietário das lojas tinha um jeito especial de lidar com seus clientes. "LOJAS DIAMANTE GARANTE O QUE VENDEM", era o seu slogan. Com seu crediário "AMIGÃO", as lojas Diamante vendiam rádios, televisores e radiofones abundantemente.

LOJAS BRILHANTE- As lojas Brilhante surgiram para fazer concorrências as lojas Diamante. A briga era boa para os clientes. As Lojas brilhantes também marcaram tentos no comércio aracajuano.

LOJAS RADIANTE-No estilo das Lojas Diamante e Brilhante, as Radiantes tiveram também sucessos retumbantes em Aracaju.

LOJAS WILSON ALVES- Não vendiam como as lojas afamadas da cidade, mas tinha uma clientela fiel. A matriz das Lojas Wilson Alves ficava ali na Rua Itabaianinha, em frente a Rádio Liberdade.

LOJA MARÉ MANSA-Era localizada na Rua Florentino Menezes com Rua José do Prado Franco ( em frente ao Manelão). A loja fez sucesso no comércio aracajuano. Era comandada por empresários da cidade de Itabaiana.

LAR BELO- Era uma imensa loja luxuosa que ficava na Rua João Pessoa, entre Laranjeiras e Travessa Quintiliano Fonseca. Além de vender móveis requintados, negociava também com tapetes e outros tipos de mercadorias para classe opulenta.

No Bairro Siqueira Campos, existia na Rua Bahia entre Rua Goiás e Bahia a "Loja Moderna". O estabelecimento pequeno, mas sortido de mercadorias. Moradores dos bairros periféricos compravam naquela simpática loja.

Outras lojas também marcaram presenças no comércio aracajuano como: Eletromaq, Loja Guanabara, Irmãos Curvelo etc. Com o embalo alucinante do capitalismo algumas lojas desapareceram e outras foram compradas pelas grandes estabelecimentos sulistas.

Reri Barretto
Enviado por Reri Barretto em 27/02/2018
Código do texto: T6265695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.