Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SOS para crianças portadoras do HIV-Aids

A Instituição Beneficente Conceição Macedo – IBCM, existe há 18 anos e realiza trabalhos de prevenção e assistência à pessoas empobrecidas que convivem com o HIV/AIDS:

- Dez famílias com HIV/AIDS, antes vivendo nas ruas e hoje abrigadas em casas alugadas e totalmente mantidas pela Instituição;

- 40 crianças de 02 a 06 anos, que convivem com o HIV/AIDS e são mantidas em regime de creche com 100% de adesão ao tratamento;

- abordagem semanal de 80 crianças e adolescentes nas ruas de Salvador, com fornecimento de café da manhã, almoço, atividades educativas, de prevenção, assistência lúdico-terapêuticas, bem como encaminhamentos médicos;

- abordagem quinzenal, nas ruas, de 150 profissionais do sexo, com distribuição de preservativos e atenção personalizada;

- atividade semanal de geração de renda com 30 senhoras empobrecidas, da terceira idade, familiares das crianças assistidas e residentes na comunidade de Pernambués;.

- 250 famílias empobrecidas que vivem com o HIV-AIDS e que recebem mensalmente uma cesta básica;

- Adolescentes e jovens empobrecidos e com HIV-AIDS, que são formados e adequadamente inseridos no mundo do trabalho.

A IBCM recebe, muitas vezes, público encaminhado por Instituições públicas estaduais e municipais, de assistência e saúde, sem receber destas qualquer recurso; A IBCM mantém em dia a sua documentação e suas titulações; A IBCM tem o reconhecimento de instâncias públicas de fiscalização e controle, que em nada nos desabonam; participamos de uma rede de organizações internacionais de assistência e prevenção de DST-AIDS;.

A creche da IBCM, com 40 crianças de 0 a 06 anos, sediada no bairro de Pernambués, corre o risco de fechar! Estamos sem qualquer apoio institucional de manutenção e sem recursos para pagar pessoal, medicamentos, alimentação e material de consumo. Sem recursos, a Instituição não tem como dar continuidade às suas atividades.

Na busca de apoio institucional para a creche das crianças com HIV-AIDS, a coordenação da IBCM tem feito uma constante peregrinação, de Secretaria em Secretaria, de órgão a órgão público, sem qualquer solução real para a atual crise. Mas a vida das crianças com HIV-AIDS não pode mais esperar!

A vida, a cidadania, a dignidade e o bem estar de crianças, empobrecidas, com HIV-AIDS e em risco social, é responsabilidade de toda a sociedade mas, sobretudo é responsabilidade do poder público.

Antes de um desfecho dramático, que certamente será fatal para as crianças assistidas, vimos lançar este nosso grito de alerta, por primeiro a quem, por dever, cabe zelar e prestar assistência a este público.

Em nossa sede própria, com o nosso quadro de funcionário/as e voluntários/as, permanecemos diariamente prestando assistência às crianças com HIV-AIDS e seus familiares, mas os poucos recursos de que dispomos, oriundos de campanhas e doações, só nos permitem sobreviver até o dia primeiro de dezembro de 2007. Sem uma sustentação econômico-financeira regular, naquele dia Mundial de Luta Contra a AIDS, a creche para as 40 crianças com HIV-AIDS da IBCM terá que interromper as suas atividades.

Contamos com o seu apoio e ações urgentes, para que, juntos, consigamos reverter esse gravíssimo quadro, possibilitando a manutenção de condições dignas de saúde para essas crianças.

Forte abraço,

pe. Alfredo Souza Dorea

Gerente administrativo

Contato: pealfredo@terra.com.br
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 03/09/2007
Reeditado em 03/09/2007
Código do texto: T636450
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Valdeck Almeida de Jesus
Salvador - Bahia - Brasil, 51 anos
1310 textos (613222 leituras)
26 áudios (5230 audições)
98 e-livros (62868 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/10/17 04:09)
Valdeck Almeida de Jesus

Site do Escritor