Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

FESTIVAL DE POESIA SALVADOR CACHOEIRA
Salvador e Cachoeira, 17 a 23 de Setembro de 2007
 
 
Dia 06 de setembro (quinta-feira) às 10h na Praça da Piedade, vai acontecer o lançamento do Festival de Poesia Salvador Cachoeira que será realizado de 17 a 23 de setembro em diversos e distintos locais das cidades do Salvador e de Cachoeira, espaços tradicionais e inusitados, como escolas, faculdades, bibliotecas, praças públicas, teatros, estações de ônibus e trem. Neste quinta, será apresentada a programação oficial, com as atrações e respectivos espaços, datas e horários.
                                                                      *
O Festival de Poesia Salvador Cachoeira na sua perspectiva multicultural, irá contemplar dezenas de poetas, entre os quais, José Carlos Limeira, Damário Dacruz, José Inácio Vieira de Melo, Marcos Peralta, Lita Passos e Inaê Sodré. Participação dos cordelistas Jotacê Freitas e Antonio Barreto, o rapper Nelson Maca, os letristas de reggae, Sidney Rocha e Geraldo Cristal e o compositor de blocos-afro, Adailton Poesia.
                                                                     * 
Também marcando presença a Companhia Teatral A Confraria (Ufba), o músico Wo Drummond, o Cria Poesia (grupo de jovens), o Importuno Poético (poetrizes Cléa Barbosa, Jocélia Fonseca e Lutigarde Oliveira), o compositor Jorge Papapá e o poeta Nadson Pajé caracterizado do cordelista Cuíca de Santo Amaro.
                                                                      *
O Festival trará em sua programação, atividades que são realizadas de forma sistemática em Salvador, como os saraus Poesia na Boca da Noite, que acontece às primeiras terças-feiras de cada mês no Restaurante Grande Sertão coordenado pelo poeta José Inácio Vieira de Melo e o Quartinhas de Aruá, sarau de poesia afro-brasieleira realizado toda última quarta-feira do mês na Casa de Angola, e que tem como coordenadores Lande Onawale, Sérgio Ode e Lindinalva Barbosa. Eles serão realizados excepcionalmente nos dias 19 (Quartinhas) na própria Casa de Angola e 21 (Poesia na Boca da Noite) no Teatro Gregório de Mattos.
                                                                       *
As crianças e os jovens serão contemplados no Festival, com atividades direcionadas para o universo infanto-juvenil. No primeiro dia do Festival, 17 de setembro, uma segunda-feira, após recitarem na Estação de Ônibus Pirajá, um grupo de poetas se dirigirá à Biblioteca Comunitária Sete de Abril, no bairro homônimo, aonde continuarão o recital e conversarão com os usuários da biblioteca e estudantes do Colégio Municipal Afrânio Peixoto.
                                                                       *
Já no dia 20 (quinta-feira), às 16h, na Biblioteca Betty Coelho, bairro da Boca do Rio, acontece um recital de poesias com o grupo Isto e Aquilo, formado por crianças entre 09 e 12 anos de idade, moradoras do bairro da Boca do Rio. Participação também do grupo de crianças da Biblioteca Poeta Douglas de Almeida, do Alto do Cabrito, bairro do subúrbio ferroviário do Salvador.
                                                                       * 
O Festival de Poesia Salvador Cachoeira também irá discutir a produção poética baiana em três mesas-redondas. Adiante, duas delas, com dois integrantes de cada:
 
Poesia e diversidade étnico-cultural
Ademario Ribeiro (poeta, pesquisador de literaturas de matriz indígena e diretor de cultura de Simões Filho), Lande Onawale (poeta, professor e coordenador do “Quartinhas de Aruá” sarau de literatura afro-brasileira
O individual da poesia no mundo globalizado
Wesley Barbosa (poeta, doutorando em literatura e diretor de cultura de Cruz das Almas) Damário Dacruz (poeta e coordenador do espaço cultural Pouso da Palavra, em Cachoeira).
*
O Festival de Poesia Salvador Cachoeira, organizado pelos poetas Douglas de Almeida, Marcos Peralta, João de Moraes Filho, o músico Sidney Rocha e a atriz Jeane Sánchez, pretende mostrar para um público diversificado e abrangente, a riqueza da poesia baiana contemporânea, bem como dialogar com a diversidade étnico-cultural da Bahia, ou seja, as vertentes literárias das três matrizes mais importantes da nossa formação – a indígena, a africana e a ibérica.
                                         *
O Festival de Poesia Salvador Cachoeira conta com a assessoria de diversos poetas, muitos deles, produtores de eventos literários, a exemplo de Lande Onawale, coordenador do Quartinhas de Aruá, sarau de literatura afro-brasileira e José Inácio Vieira de Melo, coordenador do sarau Poesia na Boca da Noite. Os dois poetas apresentarão excepcionalmente, no dia 19, o Quartinhas na própria Casa de Angola e dia 21 o Poesia na Boca da Noite no Teatro Gregório de Mattos.
                                         *
A parte relativa à cidade de Cachoeira fica com o Caruru dos Sete Poetas que vem sendo realizado pelo poeta João de Moraes Filho desde 2004. O Caruru é uma grande festa, que além dos sete poetas convidados, traz outros poetas, cordelistas e músicos de várias cidades do interior baiano. Entre os sete poetas deste ano: Geraldo Maia, Nuno Gonçalves e Rita Santana.
                                           * 
Festival de Poesia Salvador Cachoeira
Recitais de poesia, literatura de cordel, exposição de livros, mesas-redondas
Diversos espaços nas cidades do Salvador e de Cachoeira
17 a 23 de setembro (segunda-feira a domingo) de 2007
- Acesso livre a todas as atividades
  
Informações:
Douglas de Almeida: (71) 3362-0374
Sidney Rocha: (71) 9205-5231
Marcos Peralta: (71) 9139-8197
Valdeck Almeida de Jesus
Enviado por Valdeck Almeida de Jesus em 10/09/2007
Reeditado em 10/09/2007
Código do texto: T646342
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Valdeck Almeida de Jesus
Salvador - Bahia - Brasil, 51 anos
1309 textos (611090 leituras)
26 áudios (5223 audições)
94 e-livros (61996 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/08/17 02:09)
Valdeck Almeida de Jesus

Site do Escritor