Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O desejo de...

        Pensamentos decorrentes de um desejo construído paulatinamente, requer um cuidado muito especial para ele (desejo) ser efetivamente concretizado. É difícil, mas acontece, realizarmos alguma “façanha” devido a um desejo, vontade pessoal em promover algo que pode ou não trazer conseqüências positivas para nós. É necessário avaliar os prós e contras, reavaliar e contravaliar o que se almeja para que o percurso seja viável no intuito de atingir o objetivo. A pretensão de querer realizar seja o que for, além das capacidades físicas, sociais e econômicas superior a própria “força” individual, é um problema que precisa ser seguramente medido. Para tanto, é imprescindível um autoconhecimento para reconhecer os limites e as capacidades possíveis de serem superadas sem resquícios de fantasias que venham a confundir tal propósito.
Os sonhos, desejos, anelos, idéias e utopias fazem parte da vida, mesmo daquela extremamente realista, racional e metódica. Contudo, é mais freqüente nas mentes idealistas, visionárias, dotada de características que ultrapassam o conhecimento puro e simplesmente ao mundo sensível de nossas percepções. Nesse ponto o sonho pode falar mais alto que a realidade, todavia não quer dizer que seja impossível a consumação do ato antes muito desejado e crido como se pudesse vir a sair do mundo das idéias e chegar à existência concreta do ser.
Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face queria “ser missionária não só por alguns anos, mas quisera sê-lo desde a criação do mundo, e sê-lo até a consumação dos séculos", contudo, era carmelita, estilo de vida que a impedia categoricamente a monja de sair do Mosteiro. O Carmelo era e é até hoje uma congregação feminina consagrada à vida de ascese e contemplação. As mulheres que nele adentra são vistas como esposas de Jesus Cristo e a Ele se entregam de forma radical e exclusiva. Poderia está muito distante para a santinha, o fato de ser missionária, pois sua vocação como carmelita o impediria, mas o desejo sincero e a fé em Jesus Cristo a fez superar o estado que se encontrava sua natureza, elevando-a a um nível de graça que ultrapassou o contexto em que ela vivia.
Próximo dia 01 de outubro a Paróquia de Nossa Senhora das Graças e Santa Teresinha, realiza a festa de uma de suas padroeiras. Ela é motivo de grande estímulo para nós, jovens seminaristas, que almejamos participar como “peregrinos” e missionários na Jornada Mundial da Juventude 2008. Tal encontro acontecerá em Sidney, Austrália, e contará com a presença do Papa Bento XVI. Nesses dias que antecedem a festa de Santa Teresinha, rogamos por sua intercessão as bênçãos necessárias para atingirmos nosso objetivo que parece está tão distante de nossas forças “físicas, sociais e econômicas”, mas que com a graça de Deus e ajuda de muitos irmãos chegaremos lá.
A XXIII Jornada Mundial da Juventude tem como tema: “"Ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós e sereis minhas testemunhas" (Act 1, 8). Na certeza de que é o Espírito quem nos guia, vivamos estes dias que antecedem a festa de Santa Teresinha com intenso fervor devocional.
Hugo Galvão
Enviado por Hugo Galvão em 28/09/2007
Código do texto: T672860
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Hugo Galvão
Natal - Rio Grande do Norte - Brasil, 39 anos
55 textos (7237 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 19/10/17 21:40)
Hugo Galvão