ACERCA DA POLIDEZ

DEUS SEJA LOUVADO !

JESUS! – NOME QUE SALVA !

“ O SENHOR ME OUVIRÁ QUANDO EU CLAMAR A ELE !”

Salmo 4

ACERCA DA POLIDEZ

“Não sejas demasiadamente justo(...)Por que te destruirias a ti mesmo?” Eclesiastes 7:16

Era daqueles homens exigentes e irritadiços. Havia constantemente de sua parte, um desagrado diante do trabalho dos outros. Para ele, havia sempre o que consertar, melhorar, aperfeiçoar...

Embora a busca da perfeição não seja um defeito, a maneira como externava as suas convicções, é que demonstrava ser ele falto de polidez e educação.

E isso aguçava o desgosto daqueles que trabalhavam sob suas ordens. Ou até de seus iguais. Era realmente um intolerante! Tornara-se um indesejável solitário.

**********************************

Olhe uma superfície polida. É bela e agradável de ver!

A polidez se avizinha da sabedoria de viver. Faz bem aos olhos e aos ouvidos.

Uma superfície polida espalha uma espécie de luz nas proximidades. Como uma joia que embeleza, ela orna o espírito,faz bem aos que a recebem e, certamente, retorna também para quem a manifestou.

Poder-se-ia pensar que a polidez está restrita às palavras, simplesmente ao que se fala. Contudo, ela toca e, muito, as atitudes para com o próximo.

Um corpo cuja natureza é a de brilhar,,Isto é, um corpo que não é opaco, pede uma regularidade de polimento. Tira-se toda a poeira, toda a lama, toda a sujeira, enfim, que possa cobrir um objeto, embaçando-o ; e toda sua beleza aparece, cintila, fazendo bem aos sentidos.

Assim também acontece com gente.Para as pessoas, ser polido, é um exercício constante. É preciso um trabalho cotidiano de disciplina e autocontrole.

Alguém polido, é aquele que retirou de si mesmo, toda espécie de feiura trazida pela grosseria. É alguém que se limpou de toda a sorte de intolerância, de toda a insensibilidade, é alguém que eu diria mesmo, que tem a capacidade de amar. É aquele que sob uma outra perspectiva, sabe fazer luzir a estrela de outrem, reconhecendo-lhe a importância, sem ser bajulador..

Ser polido, é, antes de tudo, NÃO SER excessivamente justo, inflexível, implacável, duro!

Há objetos que por mais limpos e tratados que estejam, jamais mostrarão uma beleza brilhante, luzidia, pois suas características essenciais intrínsecas, não são as de um material luzente.

Creio mesmo que , a polidez em alguns, é também uma impossibilidade de negar a natureza deles. E a indelicadeza, a falta de gentileza e amabilidade, tudo isso chega pouco a pouco, se instala e cresce.

Aí, o indivíduo se torna indesejável, temível e ...solitário.

Infelizmente, essas pessoas não se dão conta de que suas vidas seriam diferentes , emocionantes e agradáveis, se elas agissem diferentemente.

Com uma pitada de boa vontade, transigência e fineza em relação ao semelhante, certamente o fardo das dificuldades ficaria mais suportável para todos. A realidade se abrandaria.

Ah, não é preciso levar tão a sério, esta vida tão curta,tão carcomida pelo Tempo e tão prenhe de mortes!

***********************************************

Esther Lessa
Enviado por Esther Lessa em 04/05/2020
Reeditado em 04/05/2020
Código do texto: T6937426
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.