Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Outono incaracterístico...

Os Domingos deixam-me melancólica. Depois de vir do bar - onde sirvo ao balcão - tomei o banho do costume para retirar toda a espuma do dia. Enfim, para me purificar! Pus roupa lavada, uma gotinha de um perfume excelente de Lowe, quizás, quizás,quizás - que nome interessante para um perfume - e preparei uma chávena de chá verde, para acompanhar com o livro de crónicas do saudoso Eduardo Prado Coelho.
Retomei a leitura na página 18, A ÚNICA ESTAÇÃO. É uma crónica que fala de felicidade, de infelicidade, da inexorável passagem do tempo e da nossa impotência perante aquilo que não dominamos. Há uma frase impressiva: «reconhecemos a felicidade pelo ruído que ela faz ao partir.» Há também um belo poema de Ruy Belo (como eu gostaria de saber escrever poesia!):

«É triste ir pela vida como quem
regressa e entrar humildemente pela morte dentro
É triste no outono concluir
que era o verão a única estação
Passou o solidário vento e não o conhecemos
e não soubemos ir até ao fim da verdura
como rios que sabem onde encontrar o mar
(...)»

etc. É triste de facto passar simplesmente pelas coisas...
Quanto ao Outono, a minha estação preferida, este Outono quente de 2007 em Portugal, está tão incaracterístico que não há sequer folhas espalhadas pelo chão. Há calor e poeira. Na desorientação total, nem as estações encontram um atalho para a normalidade.

Nota: COELHO, J Prado, CRÓNICAS NO FIO DO HORIZONTE, Lisboa, Asa, 2004
Helena Santa Bárbara
Enviado por Helena Santa Bárbara em 21/10/2007
Código do texto: T703699

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Helena Santa Bárbara
Portugal, 47 anos
8 textos (579 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 23/10/17 06:43)
Helena Santa Bárbara