Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Inclusão


O que é inclusão?

O Dicionário  Aurélio traz em seu vocabulário:
Incluir v.t. 1. Compreender, abranger. 2. Conter em si. 3. Inserir, introduzir. 4. Estar incluído ou compreendido; fazer parte. Inclusão sf.

Como podemos ver, Inclusão significa muito mais que inserção. Como citado acima estar incluído é ser compreendido, é fazer parte.

Incluir uma pessoa com deficiência na sociedade vai além de ter para este locais adaptados e vagas de emprego. É certo que ainda estamos engatinhando para a inclusão verdadeira e temos que comemorar as vitórias, mas devemos também batalhar para que a inclusão se dê de todos os modos e para todos os públicos.

As instituições especializadas em reabilitação crescem conforme podem, o governo tenta preparar as escolas para receber alunos com necessidades especiais. Mas precisamos ir muito além disso.

Muitos cursos de alfabetização, por exemplo, trazem em seu conteúdo informações ricas e necessárias, mas falta ensinar as pessoas o fundamental que é a compreensão e conseqüente aceitação das pessoas com deficiência. Isso sim, deve existir dentro de todos nós indivídous para que a inclusão aconteça de forma completa.

Hoje as crianças já frequentam a escola (direito conquistado) mas há grande dificuldade na convivência de ambas as partes, família x escola (em especial os professores).
Enquanto de um lado a maioria das famílias lutam para que o filho tenha uma vida com mais dignidade a escola busca aprender a lidar tanto com aquela criança tanto com a sua família.
Relação esta, na maioria das vezes, de muito conflito.

Vejo que o trabalho de inclusão deve começar dentro da família, mas deve existir nos hospitais, escolas, empresas... enfim, a sociedade como um todo deve ser preparada para conviver com o diferente.

Antônia Yamashita

Antônia Yamashita
Enviado por Antônia Yamashita em 26/10/2007
Código do texto: T711420

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Antônia Yamashita - www.umamaeespecial.com.br). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Antônia Yamashita
São Paulo - São Paulo - Brasil, 35 anos
5 textos (1417 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/10/17 04:12)
Antônia Yamashita