QUALIDADE DE VIDA ATRAVÉS DA HIDROGINÁSTICA

Qualidade de vida através da hidroginástica.

Talvez a busca do equilíbrio perfeito entre corpo e mente resulte numa das coisas mais buscadas na rotina de vida estressante em que muitos de nós vivemos, a qualidade de vida saudável. A busca da saúde se tornou uma variante na vida acelerada, e além da boa alimentação atividades diferenciadas como passeios e viagens, a atividade física não poderia deixar de complementar esse quadro. Numa região onde o sol é elemento ativo uma das atividades que a cada ano cresce em demasia é a hidroginástica.

Uma ginástica dentro da água que tem a possibilidade de proporcionar grandes benefícios para cada indivíduo ativo, bastando se “encaixar” no propósito de cada aula. Hoje existem várias faixas etárias dentre os praticantes desta ginástica aquática quebrando-se assim uma mística de que a hidroginástica seja indicada somente ao público da melhor idade, é lógico que a água retira as proporções de impacto em até 40%, sendo indicados para pessoas com problemas nas articulações, osteoporose e muito mais, mas existem aulas ativas usadas explicitamente para o condicionamento físico, onde adaptações são exigidas e feitas com bastante segurança, como é o caso das bicicletas aquáticas, esteiras e de mini-camas elásticas subaquáticas. Todos estes equipamentos que antes víamos somente em outros ambientes, agora temos dentro da piscina.

Uma das principais características do programa de hidroginástica é permitir às pessoas com diferentes graus de aptidão física estar em contato, exercitando-se juntas. Os idosos geralmente buscam esta prática com objetivos de melhorar seus sistemas circulatório, respiratório, cardíaco, perder peso, fortalecer a musculatura, aliviar a tensão e o estresse, manutenção da forma física, recuperação de lesões ou até mesmo o treinamento. Aspectos emocionais dos idosos, como aceitação ou recusa do envelhecimento; afastamento, rejeição ou aceitação da família quando o indivíduo inicia seu processo; apego ao conservadorismo e atitude hostil ante o novo; estreitamento da afetividade e diminuição das aspirações; enfraquecimento da consciência, deteriorização da memória e dificuldade de aprendizagem; irritabilidade, desconfiança e indocilidade; reações emocionais mais evidentes, como o medo de ser abandonado ou da solidão, tristeza ou frustração diante da idéia de envelhecer. “O desconhecimento dessas modificações estabelece sérias dificuldades de adaptação a essa fase, as quais podem associar-se a problemas decorrentes de situações mal resolvidas ao longo dos anos”, talvez por essa série de fatores acima mencionados a hidroginástica esteja em evidência na vida de pessoas da terceira idade, é uma modalidade atraente, que deixa os praticantes em proximidade com os outros, num ambiente agradável com música e animação e com supervisão de um profissional de educação física, que lhe proporciona segurança na atividade, que é um pouco diferente que uma caminhada desacompanhada, onde a pessoa do idoso pode vir a ter uma complicação sem a assistência desejada. Mas não é somente na terceira idade que esses condicionantes do estresse atuam, temos visto isso cada vez mais cedo no mundo todo. Um estilo de vida saudável para populações mais jovens e para o idoso seria estarmos sempre fisicamente ativo, para que mantenhamos a capacidade funcional em bons níveis e ainda auxiliem no retardo do processo de envelhecimento físico e psicológico.

Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP
Enviado por Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP em 05/11/2007
Código do texto: T724384
Classificação de conteúdo: seguro