XANGÔ

Na Umbanda, é geralmente no mês de outubro que se comemora a força e a energia do Orixá Xangô, sincretizado como São Judas Tadeu e São Jerônimo. Podemos encontrar algumas casas em que Xangô é reverenciado no mês de junho também. Mas além destes Santos católicos, Xangô também é sincretizado por São Pedro e São João (Batista). Se você perceber, todos eles estão ligados à justiça e representam a inteligência, o poder do raciocínio e a força.

É de Xangô a pedra, assim como os rochedos, as montanhas, o vulcão e o raio. A eletricidade também pertence a Xangô, justamente por ser o Orixá de onde desdobra a energia de Iansã.

A quarta-feira é o dia da semana em que a força de Xangô incide. As cores poderão ser várias, mas na maioria das vezes encontramos em grande parte das casas o marrom (aliado ao amarelo), o vermelho (junto ao branco) e até mesmo o lilás (também com amarelo).

Que possamos aprender a compreender melhor a atuação deste Orixá e que Pai Xangô tenha piedade de nós, pequeninos seres errantes que recorremos à sua eterna bondade e benevolência, sem contudo ser conivente com nossos atos falhos, sendo apenas e tão somente o juiz que desperta nossa consciência para o nosso erro e para o nosso acerto, sendo jamais um "deus" que condena. Seu machado (ou machada) nos defende daquilo que não merecemos, mas não impede de entrar em ação quando fazemos por merecer.

Kaô Cabecile!
Saravá Xangô!

****************************************************
Conheça os meu livros: "Visões de um aprendiz" e "Visões de um aprendiz na Umbanda".
Você vai gostar!
Ulisses Júnior
Enviado por Ulisses Júnior em 05/11/2007
Reeditado em 22/07/2011
Código do texto: T724463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.