Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O PASSADO MANDA LEMBRANÇA: FAZENDA VASSOURAL



“Fazer história é o que nos diferencia de todos os outros seres deste planeta, porque nos transforma em agentes que têm, na memória e na identidade com os demais, tudo aquilo que possibilita o diálogo e a comunicação”.
             Maria Rita da Silva

“O passado manda lembrança”,. obra em dois volumes, é mais do que um apanhado de fotos antigas, compondo pares com fotos atuais , capturadas nos mesmos locais: ela é também fruto de muita pesquisa, conversas, telefonemas, troca de e-mails, gasto com gasolina e tempo, muito tempo de dedicação e vontade de fazer história.
Para a composição desse segundo volume, por exemplo, o fotógrafo e analista de sistemas,  Émerson Cavallari ( conhecido como Branco Cavallari entre os fotógrafos) conseguiu, junto aos arquivos do Centro de memória e Museu Histórico da FMRP-USP, três fotos antigas que tinham o perfil exigido pelo   trabalho do GAF- Grupo Amigos da Fotografia.
Mas a arquitetura de uma delas não correspondia à arquitetura atual: uma constatação em discordância com o que publicaram os livros existentes até hoje.
Ao procurarmos  informações junto à Diretora do Museu do Café, Maria Helena, ela nos encaminhou até o arquiteto Denis Esteves que há muito discordava da informação — “Casa do Administrador da Fazenda Monte Alegre” —  que constava junto da foto antiga, e que agora sabemos se trata de uma foto da Fazenda Vassoural.
Denis afirmou que desde 2004,  andava buscando, com cópia de uma foto na mão, a verdadeira fazenda: ele tinha somente a idéia de onde seria.
Unindo forças em busca da verdade, o fotógrafo Branco Cavallari —  utilizando um mapa feito via fone por Rogério Bobato, que trabalha em Pontal, com informações do Denis — integrou um grupo dirigido pela Diretora do GAF,  Elza Rossato, e se dirigiram até o local: mas nem com a boa vontade da administradora da Fazenda Vassoural, Sra Maria Amélia, foi possível a captura das fotos, sendo necessária a autorização expressa dos proprietários.
Foi então que o  Diretor do GAF, o fotógrafo AC Tórtoro, com uma ligação telefônica para os proprietários, obteve permissão para capturar as imagens atuais da Fazenda Vassoural, tendo em vista terem  eles  compreendido a importância da presença da foto desse local, em uma obra de tamanha envergadura e valor histórico para a cidade de Ribeirão Preto e região.
Só a descoberta  e publicação desse tesouro — a sede da Fazenda Vassoural, em Pontal,  preservado por mais de cem anos — e a possibilidade de, com sua foto, elucidar um fato por tanto tempo nebuloso em nossos compêndios — a informação mais antiga e incorreta data de 1911, publicada na  Brasil Magazine —  já é  mais do que suficiente para tornar a publicação do segundo volume do livro  “O passado manda lembrança” um marco na  história da fotografia documental  de nossa cidade.
A foto da antiga ( e da atual ) Fazenda Monte Alegre também consta do livro, graças à colaboração da Ivani, coordenadora da antiga casa do administrador, atual Centro de Visitantes do campus USP-RP.
Enfim, esse trabalho só pode tornar-se realidade graças ao trabalho de uma  equipe dirigida brilhante e incansavelmente pela Diretora Elza Rossato e  presidida pelo competente fotógrafo, João Rossato.


        ANTÔNIO CARLOS TÓRTORO
         EX-PRESIDENTE DA ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE LETRAS
     EX-PRESIDENTE DA ACADEMIA RIBEIRÃOPRETANA DE EDUCAÇÃO
                                              ancartor@yahoo.com
Tórtoro
Enviado por Tórtoro em 05/12/2007
Código do texto: T766216
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Tórtoro
Ribeirão Preto - São Paulo - Brasil, 68 anos
176 textos (28246 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 22/08/17 22:17)
Tórtoro