Gestão Escolar e Comunidade

Gestão Escolar e Comunidade

Que a escola precisa melhorar todas as pessoas sabem, comentam, discutem, expõem idéias etc... Mas de que maneira podem dar a sua contribuição para esta mudança enquanto membros da sociedade? É ai que talvez ainda não saibam como.

O capitalismo selvagem de certa forma torna o papel das escolas defectivo por que os pais acompanham de longe o desempenho dos filhos. Mãe e pai trabalham durante todo o dia e quando chegam em seus lares à noite já estão cansados para saber como está seu filho na escola, para ajudar em uma tarefa Isso quando não têm que apenas passar e logo em seguida sair para uma faculdade ou outro curso qualquer. Há alguns que ainda vão para algum tipo de trabalho no período noturno que vai, no mínimo até as 22:30 . Muitos pais, erroneamente, estão vendo a escola como um liquidificador em que você joga a fruta lá dentro e o suco sai prontinho com açúcar e tudo. Parecem esquecer que para chegar a dar um bom suco a fruta deve antes ser bem tratada e estar sem impurezas.

Para se enfrentar um problema é necessário reconhecer que ele existe, e não ficar querendo tapar o sol com a peneira ou fazendo vista grossa como muitos gestores educacionais o fazem. A ausência da comunidade parece ser a espinha dorsal de várias dificuldades que as escolas enfrentam. Os pais enquanto membros da comunidade deveriam curiosar a escola dos filhos, quem sabe se isso não desperta um interesse maior em acompanhar mais de perto como seus filhos vão indo na escola. Uma unidade de ensino em que a comunidade está inserida no processo tem um rendimento muito diferenciado daquelas que os pais estão sempre do lado de fora do muro, que passam para o lado de dentro quando chega na época de assinar o boletim escolar ou então na base da daquela velha imposição: o aluno só entra na escola acompanhado do pai ou da mãe. Embora haja diferenças estruturais e funcionais entre as duas, é interessante observar que os problemas da escola publica e da particular apresentam muita similitude pois quando se trata de ensino aprendizagem as dificuldades aparecem mesmo e não obstante são as mesmas.

A escola para atingir a comunidade precisa começar o processo de transformação de dentro para fora, isso implica em ter um bom projeto pedagógico com metas bem claras e definidas especificadamente voltadas para a comunidade que será trabalhada. Desta forma ela vai procurar definir o papel da comunidade. A escola tem que tornar seus alunos membros participativos da sociedade, oferecendo-lhes oportunidade para que possam compreender a si mesmos, a vida e a sociedade na qual estarão inseridos, visionando assim uma realidade futura na qual os pais serão participativos e vão contribuir de maneira muito importante para o bom desempenho de seus filhos na escola.

Quanto a gestão a escola avançou muito nestes últimos anos, passou a gerir os próprios recursos, o que facilitou muito no aspecto administrativo, talvez não tenha avançado tanto no pedagógico, mas programas como o Escola Autônoma de Gestão Compartilhada e o PNAE ( Programa Nacional de Alimentação Escolar) ocasionam uma descentralização de recursos muito salutar para as escolas. Não faz muito tempo que elas dependiam completamente das secretarias de educação até mesmo para trocar uma simples torneira. Esse tipo de autonomia na gestão é muito bom por que evita intervenções que muitas vezes atrapalham o trabalho dentro da escola e na própria comunidade, principalmente as políticas. A idéia de autonomia constrói dentro da escola um sentimento de auto-organização e responsabilidade pelo fato de caminhar com as próprias pernas, então seu sucesso ou fracasso vai depender de como será conduzida a sua administração, lembrando sempre que a comunidade deve estar presente, ser atuante e quando necessário, fazer as cobranças devidas.

Mesmo diante de muitos empecilhos se escola e comunidade caminharem juntas, bons resultados aparecerão e quem ganha com isso é a nossa sociedade.