Os Caminhos que Levaram a Confederação do Equador.(Resumo)

Este trabalho tem por objeto o estudo do conceito de República com base na Confederação do Equador.

Como sabemos a Confederação do Equador foi um movimento revolucionário, de caráter emancipacionista e republicano, ou mais certamente autonomista, ocorrido em 1824 no Nordeste do Brasil. Representou a principal reação contra a tendência absolutista e a política centralizadora do governo de D. Pedro I, esboçadas na Carta Outorgada de 1824, a primeira Constituição do país.

O que pretendemos em nosso trabalho é fazer uma releitura da história de lutas Pernambucanas, caracterizando a bravura e determinação de nossa gente, tendo como foco principal a Confederação do Equador, observando o aspecto sócio-econômico da época em questão, enfocando a situação de Pernambuco e insatisfação com a coroa e fazendo uma breve análise do cenário europeu e americano, explicando como as idéias e revoluções acontecidas nesse cenário, refletiram aqui no Nordeste e como contribuíram para Confederação

A construção de nossa pesquisa sobre a Confederação do Equador, foi desenvolvida em cima de dados obtidos a partir de fontes historiográficas e na visão de alguns historiadores e escritores como: José da Costa Porto, Flávio Guerra, Júlio José Chiavenato, Viriato Corrêa e Mauro Tracco, entre outros, que serviram de apoio para nossas análises.

Durante nossa pesquisa ficou iminente a influência pernambucana em relação aos outros estados nordestinos. O que nos proporciona aqui, resgatar e valorizar a importância de nosso estado na história do Brasil, como exemplo de bravura e persistência de nossa gente.

Palavras Chaves: Confederação do Equador, Lutas, Nordeste, Pernambuco, República.

Macêdo
Enviado por Macêdo em 19/12/2007
Código do texto: T784271