“SE EU QUISER FALAR COM DEUS” – GILBERTO GIL E SUA INSPIRAÇÃO DIVINA PARA COMPOR ESTA BELÍSSIMA CANÇÃO

A canção “SE EU QUISER FALAR COM DEUS”, foi composta por Gilberto Gil em 1980. Foi feita para Roberto Carlos lançá-la com exclusividade. Gil achava que o Rei iria querer falar de algo religioso. No entanto Roberto Carlos recusou a canção por achá-la extremamente crítica a religião católica, da qual ele é um fervoroso seguidor. Todo mundo sabe que Roberto Carlos, independentemente, de sua bela carreira musical, é uma ‘pessoa cheia de toques’, e que isso, sobremaneira, sempre afetou a sua vida.

A letra da canção questiona abertamente a devoção dos fiéis e escancara as contradições e as falsas promessas e a própria despreocupação do Senhor, e principalmente, de seus representantes na Terra em relação aos homens.

Quando se fala de despreocupação do Senhor – Fala-se do Livre-Arbítrio. Até aí tudo bem. Agora, Representantes na Terra? Quem, Padres, Pastores, Mentores espirituais? Sério? – Aí é que mora o perigo.

Alguém já escreveu que a finalidade de todas as religiões é a percepção de Deus na alma e, diz, ainda, que essa é a única religião universal. Ou seja, “QUE A ESPIRITUALIDADE NÃO VEM DA RELIGIÃO, ELA VEM DA ALMA”.

Se fossemos enveredar no assunto “ALMA’, ficaríamos falando aqui horas e horas sobre este instigante assunto. Alma definida em Hebraico, em Latim e em Grego. Alma com seu significado em Psicologia e a Psicanálise. Alma ainda de acordo com a Bíblia, Alma definida pelos grandes Filósofos etc.

 “SE EU QUISER FALAR COM DEUS” - Quando Gilberto Gil compôs esta belíssima canção estava divinamente inspirado. Vale a pena ouvir novamente esta linda mensagem e acreditar que “A Espiritualidade Não Vem da Religião, Ela Vem da Alma”.