ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES - A HISTÓRIA

ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES

Como tudo começou...

Entre os anos 1996 até 2003, sempre naveguei na internet em busca de novas idéias para difundir a cultura criada por escritores em língua portuguesa que, embora bons, jamais chegariam à mídia ou editariam um livro. Acabei descobrindo que isto não acontece só no Brasil e que escritores ou aspirantes a escritores padeciam do mesmo mal.

Em agosto de 2003, estávamos, alguns amigos, reunidos para conversar e trocar experiências. Tudo o que tínhamos em comum era o amor à arte da escrita. Numa espécie de sarau improvisado cada um apresentava aos outros seus poemas e contos.

Já pela noite adentro, um dos escritores lamentou a dificuldade de encontrar uma editora disposta a investir em novos talentos, outro disse que estava cansado de tentar, já tinha apresentado sua obra a diversas editoras sem sucesso. De repente, todos reclamavam das mesmas dificuldades.

Foi uma longa hora de desabafos e indignações, até nos darmos conta de que o nosso sonho era o mesmo: editarmos nossos trabalhos!

Então, surgiu a idéia de juntarmos nossas vontades numa associação sem fins lucrativos com o objetivo maior de divulgar novos nomes da literatura, editar suas obras e principalmente apoiar quem está iniciando esse árduo caminho.

Levei a idéia para a internet,onde já tinha um número razoável de escritores cadastrados como amigos e contatos poéticos (foi uma festa para todos).

Em poucos dias o estatuto já estava pronto e o repassávamos a amigos em todo Brasil pedindo que sugerissem melhorias de forma que pudéssemos fazer o melhor.

Até então, pensávamos que teríamos entre 17 a 20 associados de forma que seria fácil gerir os recursos obtidos em prol dos objetivos almejados. Assim foi, até que um dos amigos publicou os estatutos em seu site na internet.

Começaram então a chover cartas, e-mails pedindo maiores esclarecimentos de todos os Estados do Brasil e do exterior; algumas pessoas que também tinham páginas na internet pediram autorização para copiar e publicar os mesmos.

Quando nos assustamos, nossos estatutos estavam em 23 sites da net(hoje estão em mais de 200),já estávamos conhecidos em todos os estados do Brasil e em mais oito países diferentes.

Tínhamos aproximadamente 500 pedidos de pessoas para associarem-se! Antes mesmo de termos providenciado o registro da bendita Associação.

(se na época não podíamos atender a todas imagine hoje ultrapassam 4.000 – não podemos atender a todos ainda mas estamos trabalhando muito para isto)

Só então percebemos que não poderíamos montar a Associação restrita àquele grupinho de amigos, a “nossa Associação de Escritores” caminhara com pernas próprias, transformara-se num movimento poético à parte com personalidade muito forte e própria.

Refizemos os estatutos de forma a atender a tão grande contingente de pessoas, criamos o regimento interno, colocamos ambos em votação pela internet e só depois fizemos uma reunião real para oficializar a ABPEis – ASSOCIAÇÃO DE ESCRITORES BRASIL E PÁTRIAS IRMÃS cujo nome de fantasia passou a ser apenas ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE ESCRITORES.

É com orgulho que a colocamos à disposição da comunidade literária, sendo, Por enquanto, Igarapé sua sede e Betim, seu primeiro núcleo no mundo.Necessitamos mudar tanto a SEDE quanto o primeiro núcleo, porém estamos economizando para atingir outros objetivos mais urgentes.

Imaculada Catarina

Presidente

Endereço para correspondência atual:

Imaculada Catarina

CGo do Macaquinho, 0015 – Quartel do Sacramento – BOM JESUS DO GALHO/MG – CEP 35340-000 BRASIL

ou

abpeis@gmail.com

site: www.abpeis.org

KYRIADALUA
Enviado por KYRIADALUA em 28/12/2007
Código do texto: T794550
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.