PESSOAS OBCECADAS POR DINHEIRO – POR CIMA UMA LAJE, EMBAIXO A ESCURIDÃO, É FOGO IRMÃO, É FOGO IRMÃO

 

Existem inúmeras pessoas obcecadas por dinheiro. Pessoas que esquecem de viver, já que passam a maior parte de suas vidas juntando tudo que podem. Essas pessoas, geralmente, acham tudo caro e ficam adiando, indefinidamente, comprar algo de que tanto necessitam. Ficam sempre “pensando no futuro”. Vão envelhecendo, mas o hábito continua e cada vez mais só pensam em juntar. Essa obsessão por dinheiro é chamada de Crematística, na qual as pessoas só se preocupam em acumular riquezas e posses. Adoram e idolatram o dinheiro, mesmo que isso signifique sacrificar sua saúde física e mental, se alimentando mal e vivendo afastada das coisas boas da vida. Mutas destas pessoas não vivem, vegetam, já que por uma visão distorcida do dinheiro, acreditam que quanto mais conseguem juntar, mas serão felizes, se tornando escravas do vil metal. MORREM E DEIXAM TUDO AÍ. Pior que, muitas vezes, acabam deixando para algumas pessoas que nunca fizeram nada por elas ou até mesmo não gostavam delas e, indiferentes ao seu falecimento, quando são favorecidas pela herança, ainda perguntam. Ué, morreu? Deveria ter morrido mais cedo, já que eu precisava tanto desse dinheiro lá atrás. Mas está de bom tamanho! Estou cheia de planos para gastar logo essa mufunfa.

Este famoso ditado se encaixa bem para essas pessoas – “Caixão não tem gavetas” – A pessoa morre e deixa tudo aí.

O grande poeta Vinícius de Moraes, do alto de sua irreverência poética, acertou em cheio ao colocar estas expressivas letras na canção “Testamento” - Você que só ganha pra juntar / O que é que há, diz pra mim, o que é que há? / Você vai ver um dia, em que fria você vai entrar. / Por cima uma laje. Embaixo a escuridão. É fogo irmão, é fogo irmão! / Você que não gosta de gastar, diz pra mim, o que é que há, o que é que há? / Por cima uma laje, embaixo a escuridão......

Atenção especial para os chamados Pirangueiros, Mãos-de vaca, Ranzinzas e Sovinas – Lembrando este outro ditado – “Na pataca do sovina, o diabo tem a sua parte”. 

E para não me dizerem que eu sou um cara materialista, deixo bem claro, que admito que todas as pessoas, dentro de suas possibilidades, deveriam sempre que possível, guardar algum dinheiro para uma necessidade do amanhã, sem precisar depender de ninguém, mas sem exageros.  Saia, desfrute de tudo que você tem direito, já que esta vida é curta demais e estamos aqui só de passagem. A vida é bela, infelizmente, somos nós que complicamos. E finalizo com esta bela frase sobre o dinheiro – “A melhor parte do dinheiro é poder gastá-lo”.

Epitáfio colocado na laje do túmulo daqueles que só pensam em juntar - "Aqui jaz uma pessoa que passou a sua vida inteira juntando dinheiro e esqueceu de viver". Por cima uma laje, embaixo a escuridão / É fogo irmão, é fogo irmão.