COP28 – VINTE E OITO ANOS DE PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS – SOMOS NÓS QUE ESTAMOS SEGURANDO A QUEDA DOS CÉUS.  SOMOS NÓS QUE ESTAMOS ADIANDO O FIM DO MUNDO

Ontem, 13/12/2023, terminou mais uma daquelas Conferências das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas.  A COP28, realizada em Dubai.

A primeira “Conferência das Partes”, conhecida como COP, foi realizada em Berlim, Alemanha em 1995.

De lá para cá, já se passaram 28 anos.  Como são realizadas todos os anos, esta é exatamente a de número 28. (COP28).

A mais famosa delas foi aquela realizada em 1997, a COP3 em Quioto, no Japão, na qual foi adotado o famoso ‘Protocolo de Quioto’, que estabeleceu regras jurídicas vinculadas aos países desenvolvidos de reduzirem suas emissões de gases de efeito estufa.

Já escrevi alguns artigos sobre este tema, que acredito deveria ser de interesse de todo mundo, já que nos afetará diretamente no futuro, em que nossos filhos, netos e bisnetos sofrerão os efeitos terríveis dessa devastação, por falta de compromisso dos homens que dirigem os destinos destas grandes nações.

Como forte indicativo disso do que estamos falando, a luz amarela já se acendeu a muito tempo, principalmente, de uns três ou quatro anos para cá, onde o clima se apresenta como totalmente descontrolado, com temperaturas altíssimas em alguns recantos deste planeta e friagem intensa em outros. Chuvas torrenciais causando verdadeiros estragos e muitas mortes em alguns lugares, enquanto em outros a temperatura alta tem provocado secas intensas, com um rastro de destruição e dor.

Em meu último artigo, dei destaque sobre as Queimadas e Derrubadas de Florestas, Emissão de CO2, Degelo da Antártida e Forte Salinidade dos Oceanos, pelo uso indiscriminado de Combustíveis Fósseis, que estão envolvidas diretamente nesta questão.

Estamos falando de 28 anos de reuniões e nada de concreto foi feito. Ativistas, inclusive, já denunciaram diversas vezes, a Hipocrisia dos Países ricos e de alguns Países em Desenvolvimento que insistem em explorar o uso indiscriminado do Petróleo, do Carvão Mineral e do Gás Natural, formados por meios de processos naturais, como a decomposição de organismos mortos soterrados, contendo enorme quantidade de Carbono, conhecidos assim como Combustíveis Fósseis.

Ao longo desses 28 anos o que vimos foram intenções e promessas que nunca foram cumpridas de fato, considerando que o Planeta continua ardendo. Alguém já escreveu que o verdadeiro sucesso depende tanto do esforço, como da atitude certa para fazer acontecer.

O biólogo e ambientalista João Paulo Ribeiro Capobianco Tchai, defendeu a preservação da nossa Floresta Amazônica, reafirmando que a continuidade dela acontece graças aos esforços dos povos originários, citando que a presença deles é de fundamental importância, soltando este grito de alerta – “Somos nós que estamos segurando a queda dos céus. Somos nós que estamos adiando o fim do mundo”.