A  AVE   FÊNIX



    A história da ave Fênix sempre me fez pensar e sempre gostei muito de sua simbologia.
  Quando minha mãe resolveu deixar  a cidade do Rio de Janeiro e ir morar no sítio no Rio ainda, porém numa cidade chamada Cachoeiro de Macacu,  lá ela possuia um sitio e reformaram tudo, ela e minha irmã, 
e ficou belíssimo, minha mãe adorava flores, e lá era aquele tipo que nos lembra o ginásio, " em  se  plantando tudo dá ". 
    Eu ia para lá todo final de semana e éramos  muito felizes. Passamos quase seis anos indo lá, nos feriados, nas férias, fins de ano..até que minha mãe também foi chamada. Não tivemos mais coragem de ir lá sem ela e minha irmã vendeu para uma americana que queria um lugar gostoso para quando viesse ao Brasil .
   Mas tudo isso é para descontrair e dizer que batizei o sitio com o nome de Fênix, pois ao voltarmos, para elas irem lá morar, estava um horror..por isso toda a reforma tão bela.
   Assim, como o sitio renasceu das cinzas, batizei como Fênix. E decidi contar a história da ave para aqueles que não conhecem ou que já esqueceram com o tempo.. É uma bela história que se segue.
     
     É uma ave mitológica de grande porte e era conhecida como o animal mais raro da face da terra, pois era a única de sua espécie.
    A Fênix possuia uma das partes de sua plumagem feita de ouro e a outra de um  vermelho nunca visto.
Era aproximadamente do tamanho de uma águia e a isso  ainda conta-se que possuía uma  longevidade jamais possuída por nenhum outro animal
     Seu habitat eram os desertos escaldantes da Arábia, o que justificava quase nunca ser vista por  alguém. 
     Interessante que, quando a ave Fênix  percebia que sua existência secular chegava ao final, ela fazia um ninho com ervas aromáticas, que entrava em combustão pelo calor dos raios solares no lugar. Em seguida, atirava-se em meio às chamas para ser consumida até quase não deixar vestígeos.  No entanto, do pouco que restava, arrastava-se  como por milagre, um tipo de verme rastejante ou um ovo,  que se desenvolvia de maneira muito rápida transformando-se em uma nova ave Fênix, idêntica a que ali se atirara para voltar das cinzas.
     A crença nessa ave lendária figura na mitologia de vários e diferentes povos, como os gregos, egípcios e chineses. 
     Apesar disso, em todas as civizlizações, seu mito  preserva o mesmo significado simbólico: o renascer das próprias cinzas.
     O mito de Fênix foi interpretado na era cristã como o símbolo da ressurreição, sendo retratada em vários monumentos antigos. No Oriente a ave virou símbolo  de felicidade, virtude e inteligência.
     Na mitologia grega a ave representa o Sol que morre à noite e renasce pela manhã, tornando-se o eterno símbolo da morte e do resnascimento da natureza.

 Acho que essa simbologia grega é simplesmente belíssima; como é bela toda a história da ave.
naja
Enviado por naja em 29/12/2007
Código do texto: T796379