TRISTEZA

TRISTEZA

Lendo no Facebook uma postagem citando a frase de Charles Bukowski (escritor americano, nascido na Alemanha) que diz 'A TRISTEZA É CAUSADA PELA INTELIGÊNCIA...' e nem me interessou o restante, pois já me deu o insight para escrever sobre DECEPÇÃO, mas fui verificar e já escrevi sobre decepção, então decidi falar sobre a tristeza que Bukowski diz ser causada pela inteligência, e para surpresa, ainda não escrevi sobre tristeza - achei estranho porque já falei de FELICIDADE e quase sempre quando falo de uma palavra logo me vem a ideia e inspiração de escrever sobre o seu oposto, mas não aconteceu.

Eu penso, e até comentei na postagem, que a tristeza acontece com as pessoas inteligentes, porque elas se decepcionam com o que veem, com o que escutam, e com as pessoas que os rodeiam. Por serem diferenciadas no sentindo de compreensão das coisas, acabam tornando-se suscetíveis a se decepcionarem pois percebem que as coisas e as pessoas não são tudo aquilo que se dizem ser, ou que eles, os inteligentes, acreditavam serem. Essa decepção, claro, gera a tristeza que se aloja na pessoas inteligentes e as faz até mesmo condenarem-se por serem enganadas, decepcionando-se consigo mesmas por não conseguirem lidar com essas situações que surgem inesperadamente e as fazem oscilar no pensamento da sua própria capacidade intelectual, dito inteligência, por não saberem, não conseguirem ter o aviso, dado pela sua inteligência, que deveria dar, sinalizando quando algo não está de acordo com o que pensam estar.

Bukowski não está errado, lógico que não, quem sou para contestá-lo, aliás, posso não contestar, mas não quer dizer que aceite as ideias, dele ou de quem quer que seja, assim como também no que escrevo, exponho minhas ideias e minha maneira de entender sobre o que estou escrevendo, mas jamais pensarei que serei unanimidade no que digo, no que penso. Nesse caso, eu apenas acrescento que a tristeza que os inteligentes sentem quando são enganados, chama-se decepção, inclusive de si mesmo e muito mais de si mesmo do que das coisas ou pessoas.

Essa decepção que leva a uma tristeza profunda, chegando muitas vezes a forte depressão e, assim, caindo num mundo obscuro, atolado nas trevas, sem saída, sem significado, sem vontade, sem nada de perspectiva, porque sente-se só, sente-se enganado e ultrajado na sua vil inteligência, que de nada serviu. Entram para o mundo dos vícios, todos os vícios possíveis, os mais degradantes que existem, exatamente por não conseguirem viver num mundo onde as pessoas são todas falsas, ignóbeis, e sem nada a lhes dar, sem nada a lhes acrescentar, duvidando da sua própria capacidade,

Inteligência é um dom divino. Com certeza que é. Mas nem todos conseguem administrar da forma como deveriam, pois deslumbram-se e acabam caindo nas armadilhas que a vida lhes apresenta, que o próprio Deus coloca diante deles para provocá-los e testá-los como conseguem usar esse dom que Ele lhes deu. Vivemos uma vida de provações constantes, principalmente essas pessoas especiais, com QI além do normal, são os que mais tem provações em suas vidas. Assim, não percebendo, não aceitando, não admitindo isso, que foi Deus que lhes deu esse dom, acabam se enterrando no seu próprio ego, na sua própria inteligência.

Não deixe que a tristeza tome conta de tua vida, invada teu ser, sendo inteligente ou não, lute para manter a alegria e a felicidade predominando sobre suas vidas e agradeçam a Deus sempre, porque assim estaremos nos livrando dos ímpetos de tristeza que aparecem, e criando uma muralha que nos protege e nos mantém cada dia melhor, deixano a tristeza de lado.

(Texto escrito em 24/01/24 – 23h03)