IGNORÂNCIA

IGNORÂNCIA

Lendo nesse instante, 16h59 do dia 25/01/24, uma frase do Chico Xavier (pelo menos quem postou disse ser dele, sabe-se lá se é ou não, mas gostei, procede) que diz, no final, ... 'SEM PERDOAR A IGNORÂNCIA ALHEIA'. A palavra que me chamou atenção foi IGNORÂNCIA, e como sempre, fiquei pensando o significado, sua aplicação e tudo mais.

Na frase ele refere-se que não poderemos ter paz de espírito sem perdoar a ignorância alheia, entre outras coisas que cita na frase, que nesse momento não vem ao caso, porque não estou analisando a frase e sim o significado da palavra ignorância. Outro dia escrevi sobre Inteligência, ontem escrevi sobre Tristeza que a Inteligência causa nas pessoas, e agora me ponho a escrever sobre perdoar a ignorância alheia - pensei nisso agora - então fico a meditar, a partir do momento que escrevo sobre a inteligência como sendo pessoas muitas vezes arrogantes, que se acham, embora nem todas sejam assim, mas agem de maneira diferente exatamente por terem uma linha de raciocínio diferenciada e além do que a maioria das pessoas, digamos normais, pensam e agem sobre determinados assuntos.

Mas, então, me pego a pensar: se eles são inteligentes e pensam de forma diferente sobre as coisas da vida, seja lá o que for, eles também agem com ignorância por pensarem e agirem que eles são os detentores da razão e do saber sobre tais assuntos. Se as pessoas que vivem a sua vida baseando-se em preconceitos que lhes foi infundido na sua mente durante sua vida, tem ideias fixas que foi adquirindo ao longo dos anos de existência e convivência, e não abrem mão por acreditarem serem as melhores, embora muitas vezes, sem fundamento algum, são chamadas de ignorantes, então esses tais inteligentes são tão ignorantes quanto, pois agem da mesma forma, porém, em outro patamar, pelo menos eles se colocam num pedestal e sobem os degraus por se acharem, e por acreditarem piamente nas suas verdades, IGNORANDO as verdades das outras pessoas que eles, consideram IGNORANTES.

Eu penso que IGNORAR é não dar importância, não dar bola, não dar atenção, seja para o que ou quem for, porque não lhe é importante nem necessário. Enquanto que uma pessoa ignorante, não é aquela que ignora as coisas ou pessoas por não serem importantes nem necessárias, e sim, aquelas que não sabem e não querem, nem fazem questão de aprender sobre essas coisas e nem fazem questão de conhecer as pessoas que não lhes são importantes e nem necessárias. O conceito que se tem de uma pessoa ignorante é que ela é burra, não sabe das coisas, não tem conhecimento, não sabe falar, não sabe se expressar,. Conheço pessoas que não sabem se expressar, não tem estudo, falam errado, mas tem uma profundidade de raciocínio, conseguem pensar de forma além do que se imagina pela sua aparência, pela falta de estudo. Não são pessoas ignorantes, mas são taxadas como tal por não estarem nos padrões estabelecido pela sociedade que se diz humana, mas agem completamente ao contrário.

Agir com ignorância é ter seus próprios conceitos formulados ao longo de suas experiências e não abrir mão deles, por considerarem como sendo os ideais e corretos, e muitas pessoas, ditas, consideradas como inteligentes, agem dessa forma, então, são, por conclusão óbvia, ignorantes.

E o conflito está feito, o caos está feito, mas, conforme Chico Xavier (vamos pensar que seja dele mesmo) devemos perdoar essas ignorâncias todas para podermos viver em paz e termos uma saúde mental e espiritual e física como temos o direito de ter.

E tu, caro amigo e amiga, como se classifica? Um ignorante ou um inteligente? Depois do que escrevi, eu já nem sei mais o que sou! Sei sim, sou o Mendes, voltando a pensar como sempre pensei sobre a vida, sobre as pessoas e sobre a nossa existência, além de tantos pensamentos que se movimentam aleatoriamente e enlouquecidamente dentro de mim, mas nunca expus, ficava dentro de mim, e agora estou expondo para as pessoas.

(Texto escrito em 25/01/24 – 17h50)