PARADEIRO FINAL

PARADEIRO FINAL: DITADORES QUE ENCONTRARAM FINS TÃO CRUÉIS QUANTO SEUS ATOS EM VIDA

Nem sempre a justiça funcionou a favor dos tiranos. Aqui estão alguns casos que terminaram com condenação, deposição ou morte.

 

Mussolini (1945)

No poder desde 1922, Benito Mussolini instaurou na Itália a ditadura fascista e lutou ao lado de Hitler na Segunda Guerra. Em 1943, foi destituído e preso pelo rei Vittorio Emanuelle III, mas os nazistas o livraram. Em 1945, tentou fugir dos Aliados, porém foi preso e fuzilado pela resistência italiana. Seu corpo foi exposto em praça pública.

 

Somoza (1979)

A dinastia governou a Nicarágua por mais de 40 anos. O último da ditadura, Anastásio Somoza Debayle, dissolveu a Assembleia e revogou a Constituição. Em 1978, foi acusado pela morte do opositor Pedro Chamorro – gerando guerra civil. Foi deposto pelos rebeldes e fugiu para o Paraguai, onde foi assassinado.

 

Pol Pot (1998)

Saloth Sar (seu verdadeiro nome) tomou o poder no Camboja em 1975 com apoio chinês. Foi acusado de perseguir intelectuais e de ser responsável por um genocídio – com 3 milhões de mortos. Em 1979, o Vietnã invadiu o país e ele se escondeu na selva por 18 anos. Acabou capturado e condenado à prisão perpétua. Morreu em 1998.

 

Saddam Hussein (2006)

Assumiu em 1979 no Iraque e foi acusado de ataque com gás a curdos e execuções sumárias. Preso em 2003 por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, foi condenado à forca pela morte de 148 xiitas no Iraque em 1982. Sua execução foi realizada em 30 de dezembro de 2006.

 

Atual Ditador Brasileiro

Implantou uma ditadura judicial, instituiu leis sem nenhuma legalidade, abriu processos totalmente absurdos, ordenando prisões ilegais de pessoas que dentro da Constituição se manifestaram contra possíveis fraudes eleitorais, condenando manifestantes inocentes até a 17 anos de prisão, responsável indireto pelo morte de um dos seus prisioneiros portador de comorbidades.

Cometendo todo tipo de ilegalidades jurídicas para realizar sua sórdida vinganças.

QUAL SERA O SEU FIM?

 

Jurandir Mota - 22/03/2024