Signos Astrológicos

INTRODUÇÃO

Todo o trabalho elaborado sob o título de série Signos Solares e Elementos, não teve qualquer pretensão de apropriação do saber astrológico, mas, sim, de alguns rudimentos necessários para elaboração das letras de composições musicais a cada signo e a cada elemento.

Então, trata-se, exclusivamente; de tentar esclarecer o que significa e algumas informações complementares sobre signo. Entretanto, como o entendimento dos elementos depende do conhecimento sobre Qualidades Primitivas, estas serão tratadas anteriormente, como, também, algumas informações, ou conceitos, julgados relevantes.

CONCEITOS RELEVANTES

Astrologia

É o estudo das prováveis relações existentes entre as configurações dos astros com a vida na Terra. É a arte de correlacionar os eventos celestes com os terrestres. Tentativa para ilustrar: as fases da lua com as marés.

Os astrólogos utilizam informações sobre a posição dos planetas do Sistema Solar, constelações e demais movimentos de corpos celestes, na hora e local de nascimento, para traçar um perfil sobre a personalidade das pessoas, fazer previsões e até assessorar no aconselhamento sobre vocação profissional, bem como no recrutamento e seleção de recursos humanos.

Zodíaco

É uma faixa imaginária do firmamento celeste, que inclui a órbita do Sol, da Lua, dos planetas do sistema solar (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter...).

O Zodíaco, na astronomia e na astrologia ocidental, é dividido em doze e, aproximadamente, numa correspondência às constelações estelares: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.

SIGNOS ASTROLÓGICOS

As doze divisões do Zodíaco, correspondentes às constelações estelares, representam os signos astrológicos e denominados igualmente à constelação estelar correspondente em astronomia.

Cada um dos doze signos do horóscopo ocidental pertence a um elemento, bem como a um ritmo, ou qualidade, ou modalidade e a uma polaridade, que os torna únicos. Ou seja, as características dos signos dependem do Elemento, do Ritmo (ou Qualidade) e da Polaridade.

Virgem: signo do elemento terra, da qualidade (ou ritmo) mutável e de polaridade feminino.

CLASSIFICAÇÃO DOS SIGNOS

De forma simples, sintética, mas abrangente, pode-se afirmar:

Tudo é composto de sólidos (terra), líquidos (água), gases (ar) e plasmas (fogo);

Toda energia ou puxa para fora e é centrífuga (cardinal), ou puxa para dentro em direção a um centro e é centrípeta (fixa), ou faz espirais ao redor de um centro e se dispersa (mutável); e

Tudo na criação possui uma polaridade encontrada em tudo na natureza; tudo que existe contém uma energia masculina (yang) e uma energia feminina (yin), que trabalham juntas, para criar um equilíbrio e harmonia na natureza.

.

Grupam-se os signos utilizando-se três bases: o Elemento – triplicidade, para cada elemento três signos; Ritmo– quadruplicidade (para cada ritmo quatro signos); e Polaridade – para cada polaridade seis signos.

Os elementos grupam os signos em: Terra (Touro. Virgem e Capricórnio); Ar (Gêmeos, Libra e Aquário); Fogo (Áries, Leão e Sagitário); e Água (Câncer, Escorpião e Peixes).

Os ritmos grupam os signos em: Cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio); Fixos (Touro; Leão, Escorpião, e Aquário). Mutáveis (Gêmeos, Sagitário, Virgem e Peixes).

As polaridades grupam os signos em: Masculino, os três do Elemento Fogo (Áries, Leão e Sagitário) e mais os três do Elemento Ar (Gêmeos, Libra e Aquário); e Feminino, os três do Elemento Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) e mais os três do Elemento Água (Câncer, Escorpião, e Peixes).

ELEMENTO DOS SIGNOS

A sequência zodiacal tem relação com os quatro elementos. Os astrólogos, desde que Aristóteles difundiu a ideia dos quatro elementos, usam o fogo, água, terra e ar para algumas orientações e analogias.

Os elementos funcionam como um direcionador de fluxo, transformando a energia de cada signo.

Tudo na natureza era composto de uma combinação diferente dos quatro elementos. A composição dessas substâncias não era conhecida pela percepção desses elementos, pois não era possível observar os elementos em si, mas sim pelas qualidades primitivas desses elementos.

Qualidades Primitivas

Antes mesmo da Astrologia, antes dos quatro elementos o homem teve a percepção das quatro qualidades primitivas, que surgiram a partir da observação do ciclo anual com suas quatro estações climáticas.

Quente, Úmido, Frio e Seco são fases de um ciclo de tempo e se sucedem continuamente. O tempo se modifica em sua qualidade. Essas qualidades em constante mudança são denominadas Qualidades Primitivas.

As Qualidades Primitivas não são substâncias, como são os Elementos, mas estados dinâmicos, forças atuantes que existem no cerne de tudo. Nascem de uma onda cíclica, originada em algo que era unitário e se subdivide em quatro fases, A cada fase corresponde uma Qualidade Primitiva.

A Qualidade Primitiva Quente está relacionada com o verão, a Fria com o inverno, a Úmida com a primavera, e a Seca com o outono. As qualidades Quente e Frio são tipos de energia e as, Úmida e Seco são as formas como essas energias se manifestam.

A Qualidade Primitiva Quente: é como uma força motriz que anima, desenvolve, transforma e faz evoluir as coisas; indica um impulso para fora, para cima e para a frente; e nela, o calor é foco de energia, princípio que imprime movimento à matéria.

A Qualidade Primitiva Quente: se manifesta como expansão, exteriorização, instinto, intuição; tem como características naturais vivacidade, inciativa, alegria, otimismo e entusiasmo; e influencia ativa o próprio eu sobre os demais.

A Qualidade Primitiva Frio: é análoga à força de inércia da matéria pesada e inerte, princípio estático, que leva à imobilização, à contração, à retenção, à reserva, à paralisia das substâncias e dos corpos; indica um impulso para dentro, para baixo e para trás; e nela, o frio é foco de energia, princípio que fixa, condensa, e conserva a matéria.

A Qualidade Primitiva Frio: se manifesta como concentração, depressão e retraimento; tem como características naturais interiorização, acomodação., desalento, pessimismo e retraimento; e influencia para absorção dos demais pelo próprio eu.

A Qualidade Primitiva Úmido: é princípio de extensão ou alargamento, de receptividade, de difusão e, consequentemente, de relaxamento, de flexibilidade, de apaziguamento interior, de diluição, de efusão, e de liquidez; e é, também, princípio de plasticidade, de penetrabilidade ou absorção, de envolvimento, de ligação, de mistura, de continuidade, de homogeneidade.

A Qualidade Primitiva Úmido: infla as substâncias e as une através da fusão das partes em uma totalidade; e tem como características naturais fecundidade e expansão da vida, adaptação ao meio, suavidade e moderação, e capacidade de integração.

A Qualidade Primitiva Seco: é princípio de tensão, retração, coesão interna, rigidez; de redução, de resistência, que leva ao restringimento, enrijecimento, ao isolamento, constrangimento.

A Qualidade Primitiva Seco: conduz ao retraimento das partes para dentro de si em detrimento de sua coesão e adaptação; tem como características inflexibilidade, complexidade, perseverança; inadaptação ao meio, rispidez e imoderação; e influencia para o domínio dos demais pelo próprio eu.

Elementos - Formação

O Elemento Fogo deriva da união da Qualidade Primitiva Quente com a Seca; o Elemento Terra, do Frio com a Seco; o Elemento Ar do Quente com o Úmido; e o Elemento Água, do Frio com o Úmido.

Evidentemente, que as características de cada elemento resultam da união dessas Qualidades Primitivas.

RITMOS DOS SIGNOS

Os ritmos também são chamados de modalidades, qualidades ou de quadruplicidades (quatro signos para cada um dos três ritmos).

Esses ritmos são fundamentais na astrologia, porque em combinação com os quatro elementos e as polaridades formam a natureza dos 12 signos zodiacais.

Os ritmos estão relacionados a dinâmica das estações, onde cada um dos respectivos períodos de três meses de duração é composto de um começo (ritmo, ou qualidade Cardinal), meio (qualidade Fixa) e fim (ritmo Mutável)

Todo mês os ritmos se manifestam na natureza de maneira variada. O início do inverno, por exemplo, não é tão frio como o meio. O meio do verão é geralmente um pouco mais quente do que o fim. Os três ritmos representam estas três partes das estações: Cardinal; Fixo; e Mutável.

Nenhum ritmo é melhor do que outro. Entretanto, guardam entre si complementariedade e interdependência. Os signos cardinais inclinam a iniciar as coisas, a dar o primeiro passo. Os signos fixos, à manutenção e sustentabilidade do que foi iniciado. Os signos mutáveis à transição, transformação e adaptação das coisas.

Ritmo Cardinal

É o ritmo dos signos Áries, Libra, Câncer e Capricórnio. Nesses signos predomina a energia da iniciativa, de começar as coisas e de sair da inércia.

Tendem a ser energias diretas, orientadas para a ação, para o progresso, para o direcionamento das coisas. Também fazem parte das possibilidades de expressão do ritmo Cardinal: inovação, atividade, criatividade e empreendedorismo.

Ritmo Fixo

Ritmo dos signos Touro, Leão, Escorpião e Aquário. Nesses signos predomina energia da manutenção, ou de direção das habilidades para manterem e sustentarem as coisas.

Tendem a preservação, dificilmente se desviando de seus propósitos, mantendo hábitos e escolhendo o que já é conhecido e estabelecido.

São os estabilizadores do zodíaco e atuam de forma mais focada, concentrada com tenência a fazer as coisas mais sólidas e bem-feitas, com disciplina e em um ritmo interno bem definido.

Ritmo Mutável

Ritmo dos signos Gêmeos, Sagitário, Virgem e Peixes. Predomina a energia de adaptação. Se os signos cardinais iniciam e os fixos mantém, os signos de ritmo mutável sabem também terminar as coisas.

O Ritmo Mutável representa o fim da temporada e o poder de mudança e adaptação. Indica uma inteligência de adaptabilidade. Sabem se adaptar a pessoas e a situações.

O ritmo mutável é aquele que fecha e termina os ciclos com maestria.

POLARIDADE DOS SIGNOS

A base de classificação dos signos, polaridade, é fundamental na astrologia, porque em combinação com os quatro elementos e os ritmos formam a natureza dos signos zodiacais.

Há a energia positiva (masculina e yang), que é atraída por algo e empurrada para longe (fogo e ar) e a energia negativa (feminina, yin), que atrai as coisas e as puxa para perto (água e terra).

As polaridades dos signos se complementam. São duas metades que se preenchem, dicotomias universais como luz e escuridão, frio e calor, inspiração e expiração, entre outras.

De um modo geral, todos os signos possuem ambas as polaridades dentro de si, mas uma sempre será prevalecente.

Masculino (positivo, ativo ou Yang)

São desta polaridade os signos dos elementos de Fogo e Ar: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário.

Essa energia positiva (yang) pode ser representada pelas palavras masculino, Sol, pai, compreensão, exterior, lógica, risco, decisão, sobriedade, patriarcado...

Os signos, nos quais prevalecem essa energia positiva (yang), são mais proativos, extrovertidos, empolgados e comunicativos.

Feminino

São desta polaridade os signos dos elementos de Terra e de Água: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes.

Essa energia negativa (yin) representa o feminino, Lua, mãe, intuição, sentimento, eu interior, coração, fluxo da vida, cura, preservação, matriarcado...

Os signos, nos quais prevalecem essa energia positiva (yin), são passivos, mais internalizados, introvertidos, sensíveis e tranquilos.

CONCLUSÃO

Os signos correspondem a cada uma das doze divisões do Zodiaco e cada um deles tem o mesmo nome da constelação correspondente.

A natureza de cada Signo, apesar de que possa alguns deles ter o mesmo Elemento e Polaridade, é individualizada pelo Ritmo.

Exemplifica-se com Áries, Leão e Sagitário que, apesar de serem signos de o mesmo Elemento Fogo e de mesma Polaridade Masculina, se individualizam pelo Ritmo de cada um: Aries, Cardinal, inicia o processo; Leão, Fixo, mantém e sustenta; e Sagitário, Mutável; encerra, fecha o processo e possibilita o início dum outro.

FONTES – SITES

astrolink.com.br; astrologialuzesombra.com.br; ciadosastros.com.br; recantodasletras.com.br; titividal.com.br; e wemystic.com.br

ENDEREÇO RELACIONADO

SIGNOS SOLARES E ELEMENTOS

http://www.recantodasletras.com.br/tutoriais/6546003

J Coelho
Enviado por J Coelho em 09/04/2024
Código do texto: T8037874
Classificação de conteúdo: seguro