TURQUIA

TURQUIA

“Minha mala foi aberta sem fiscal e sem feitor; por dentro era a papelada de trabalho paz e amor”. (Cornélio Pires)

A Turquia como qualquer país do mundo tem suas curiosidades. A Turquia é uma nação que se localiza na Ásia Menor, também conhecida como Anatólia, ou pertencente ou relativo à Anatólia (Turquia), o natural ou habitante da Anatólia. Ramo do indo-europeu constituído por línguas atualmente extintas, das quais a mais importante foi o hitita, a que pertencem às atestações mais antigas deste ramo. Ressalte-se que muitos nomes de cidades como Paris, Tróia e Filadélfia e o continente europeu foram formados através da Anatólia. O rei Midas era da Anatólia. A Turquia está situada em parte na Ásia em parte na Europa, a Turquia é o mais ocidentalizado dentre todos os países que formam o mundo islâmico. Desde a década de 1920 aproximou-se bastante da Europa e, nas duas últimas décadas do século XX, lutou por ser admitida na União Européia. A Turquia é um país do Oriente Médio situado em sua maior parte na Anatólia e numa pequena região da Europa (Trácia oriental). Com uma superfície aproximadamente retangular de 779.452km2, o país limita-se ao norte com o mar Negro e a Bulgária; a oeste, com a Grécia e o mar Egeu; ao sul, com o mar Mediterrâneo, a Síria e o Iraque; e, a leste, com o Irã, a Geórgia e a Armênia. A Turquia européia e a asiática estão separadas pelo pequeno mar de Mármara, que se comunica com o Egeu pelo estreito de Dardanelos e, com o mar Negro, pelo Bósforo. Uma curiosidade: Moedas feitas de electro foram usadas pela primeira vez na história pelos Lídios em 640 AC.

A mais antiga pintura da história mostrando um vulcão em erupção se localiza em Catalhoyuk, na Turquia e tem 8000 anos. Alexandre o grande cortou o nó de Górdio perto de Ancara. O nó duplo de tapeçaria leva o nome Górdio e você poderá também comer o famoso "Iskender kebap", ou seja, churrasco do Alexandre. Duas das sete maravilhas do mundo se localizam na Turquia: o templo de Artemis em Éfeso e o mausoléu de Halicarnasus em Bodrum. Júlio César pronunciou as seguintes palavras: "Eu vim, eu vi, eu conquistei" perto de Ancara em 47 AC. A Anatólia foi o maior berço do Cristianismo. No Gênese, no jardim de Éden você encontrará o rio Tigre e Eufrates. Estes rios são chamados hoje "Dicle" e "Firat" respectivamente e são localizados no oeste da Turquia. As sete igrejas do apocalipse são localizadas onde se encontra hoje a Anatólia: Éfeso, Izmirna, Pergamundo, Tiatira, Sardis, Filadélfia e Laodicea. Culturalmente é um país rico em tradições e sua história representa muito para a humanidade. Muitos estudiosos afirmam que a arca de Noé foi encontrada num dos pontos mais elevados da Anatólia( Ararat). No que se refere ao clima, são quatro as regiões climáticas da Turquia. O litoral meridional e ocidental tem clima mediterrâneo e temperatura média elevada (29°C) em julho. No norte, o litoral do mar Negro apresenta verões amenos e invernos relativamente frios, com chuvas abundantes. No interior, o clima seco caracteriza-se por grandes variações de temperatura entre o inverno e o verão.

No litoral do mar Egeu e do Mediterrâneo, os invernos são amenos e os verões quentes. As chuvas são escassas e há longos períodos de estiagem. Na parte da geologia e relevos a maior parte da Turquia é formada por um planalto central cercado de montanhas jovens. Os montes Pônticos se estendem ao norte, paralelos à costa do mar Negro, e a cordilheira do Taurus, ao sul. A Anatólia central, confinada entre essas duas formações montanhosas, é uma planície recortada por várias bacias interiores. Na oriental, situa-se o maciço da Armênia, com várias elevações de origem vulcânica, a maior das quais é o monte Ararat, de 5.137m de altitude, ponto culminante do país. Já a Anatólia ocidental apresenta cadeias alongadas e separadas por depressões. Os planaltos em torno de Istambul, no noroeste da Turquia, são cortados por vales profundos, como os ocupados pelos estreitos de Bósforo e Dardanelos. No que tange a hidrografia, Hidrografia, a vegetação e a fauna, boa parte da Anatólia é formada por bacias interiores, como a do extenso lago Van, salgado e situado a 1.720m de altitude na parte leste do país. Os principais rios do norte são o Sakarya, o Kizil Irmak e o Yesil, que desembocam no mar Negro.

O Simav deságua no mar de Mármara; o Gediz e o Büyükmenderes, no Egeu; e o Seyhan e o Orontes, este procedente da Síria, no Mediterrâneo. No leste, nascem o - Tigre e o Eufrates, que desembocam no golfo Pérsico. Outros rios, como o Aras, pertencem à bacia interior do mar Cáspio. Já a vegetação e a fauna são compostas de florestas de coníferas recobrem as montanhas do norte e as planícies litorâneas. No litoral do Egeu e do Mediterrâneo, a vegetação é arbustiva do tipo mediterrâneo. Enquanto, nos planaltos, a vegetação natural é a estepe, enquanto nas regiões menos favorecidas pelas chuvas, é a semidesértica. São árvores típicas o carvalho, o pinho, o cedro, a palmeira e o abeto. A fauna é a característica do Mediterrâneo oriental. As espécies selvagens das regiões de floresta incluem lobos, raposas, javalis, gatos monteses, castores, martas, chacais, hienas, veados e cabras montesas. Animais domesticados típicos são o búfalo, a cabra angorá e o camelo. A população Turca a partir do século XI, foi predominantemente mediterrânea, ganhou um forte componente mongólico, devido à miscigenação com mongóis oriundos da Ásia central. Atualmente, o tipo mediterrâneo predomina nas zonas costeiras. A minoria étnica mais importante são os curdos, que se fixaram no extremo leste. Há também uma pequena colônia árabe junto à fronteira da Síria, além de comunidades armênias, gregas e judias. A língua oficial é o turco, falado por cerca de noventa por cento da população. O restante fala principalmente o curdo, o árabe e o grego.

A língua turca começou a se modernizar no final da década de 1920, com a substituição do alfabeto árabe pelo latino. Os mais antigos indícios de ocupação humana na atual Turquia ocorrem numa pequena área de Antalya, no litoral do Mediterrâneo. São desenhos de animais em cavernas, análogos à arte do paleolítico superior na Europa ocidental. O desenvolvimento da pecuária e da agricultura, assim como a urbanização, aspectos característicos do neolítico, começaram em algumas regiões da Anatólia antes de 7000 a.C. Por volta de 1900 a.C., grande parte da região foi ocupada pelos hititas, povo indo-europeu que formou um poderoso império até o século XIII a.C. Mais tarde, frígios e lídios invadiram a parte oeste da região, enquanto na oriental se consolidava o reino de Urartu, origem do atual povo armênio. No século VI a.C., os persas aquemênidas tomaram o país e dominaram as cidades gregas que se tinham consolidado vários séculos antes, no litoral. A Turquia tem reservas de petróleos escassas e trabalha com mineração, a agricultura e a pecuária fazem parte da produção Anatólia. Quanto à religião não poderia fugir a regra, O islamismo, sobretudo do ramo sunita, é professado por quase toda a população. Há pequenas minorias cristãs e judias, principalmente em Istambul, Ankara e Esmirna.

A crescente industrialização das zonas urbanas favoreceu um intenso êxodo rural para as grandes cidades costeiras e a capital, Ankara, situada no interior. Istambul é a maior metrópole do país. Zonguldak, centro de uma região mineradora e industrial, Esmirna, junto ao mar Egeu, e Adana e Mersin, na costa sul, cresceram bastante nas últimas décadas do século XX. Outras cidades importantes são Eskisehir, Bursa e Antalya, no oeste, e Samsun, Malatya e Erzurum, no leste. Esse é um pequeno trabalho que se reveste de grandiosidade, por ter sido a Anatólia ou Turquia, um país que recebeu nas suas hostes muitos homens de vulto que fizeram parte da história. Já no tocante a cultura segundo dados da “Wikipédia”, as civilizações árabe e persa se uniram à bizantina para delinear os principais traços culturais do império otomano. A partir do século XIX, a influência cultural do Ocidente se tornou cada vez maior e impregnou as minorias cultas, que criaram o novo estado turco depois da primeira guerra mundial. Desde então, a cultura turca assumiu um forte traço nacionalista, voltada principalmente contra a influência árabe. Kemal Atatürk impôs o emprego do alfabeto latino e fez adotar o calendário gregoriano. Artistas e escritores defenderam claramente o nacionalismo e o ocidentalismo cultural, em detrimento da tradição islâmica.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 09/01/2008
Código do texto: T810528
Classificação de conteúdo: seguro