LEIA COM ATENÇÃO

Ideais são idéias que vingaram

Ação e reação, tudo no mundo está em perfeita simetria. O velho jogo do bem e do mal sempre incompreendido, porém necessário ao equilíbrio das coisas, é o que difere os seres. Há teorias e analogias estapafúrdias para tudo, em cada esquina existe alguém incapacitado o suficiente para discutir sobre tudo que está além de sua incompreensão. Assim nascem os grandes líderes idolatrados por cegos, surdos e mudos, ou melhor, o povo em geral.

Não dá para esperar que o mundo reconheça quem foi verdadeiramente grande, ou que tenha buscado ideais coletivos em detrimento de interesses pessoais, o romantismo acabou. O dinheiro impera sobre tudo e falta nos bolsos dos miseráveis que só queriam comprar o pão do dia seguinte. Enquanto isso, os abastados dão risada e jogam metade do almoço no lixo porque acabou sobrando. É um mundo de diferenças iguais em todos os lugares, para cada sorriso há uma lágrima e toda promessa política vem acompanhada de um favor de terceiro. Tudo que acontece se resume a nada e o interessante é descobrir como sobreviver sem contrariar a lei uma única vez. Não há problema em contrariar a ética porque não sabem o significado desta palavra. O mundo é corrompido pelos valores que as pessoas atribuem aos seus ideais, idéias que vingaram, mas que nunca saíram do papel. A inteligência tornou-se tão estúpida e sem utilidade que já a esqueceram por alguns trocados. É fácil comprar a inteligência, o curioso é que alguns ainda não sabem como vender. Talvez porque sejam burros. Muitos são agraciados pela vida e pensam na morte como conseqüência natural de uma jornada. Outros têm que carregar o fardo de esperar o fatídico dia sem haver conquistado o que mais desejaram, ou pior, sem nem mesmo saber qual era seu grande sonho.

Algumas idéias apenas jogadas ao papel não fazem diferença nenhuma para ninguém. A menos que incomodem e causem constrangimento, porque muitos preferem ser politicamente corretos e acham que todos devem respeitar suas idéias fracassadas, então tudo que estiver em desacordo com seu pensamento é feio, é errado. A verdade é que o mundo ideal não passa de uma grande mentira, forjada em meio aos sonhos de muitos que já desistiram de fazer algo de verdade por suas vidas. E morreram sozinhos, sendo ressuscitados vez que outra pela lembrança de seus entes queridos.