Febre amarela

Hoje um noticiário comunicou o oitavo caso de febre amarela registrada no país só este ano. A febre amarela tem sintomas parecidos com o da dengue, exceto pela icterícia. Tem forma de contágio e prevenção idêntica as da dengue

Outro noticiário comunicou que não precisamos ficar em alerta, pois não se trata de uma epidemia, mas pessoas que vão viajar para a região central do país devem se vacinar.

Em outro noticiário vi uma fila imensa de pessoas aguardando para serem vacinadas, o governo do estado pediu reforço de vacinas, pessoas vão para a fila de madrugada, e profissionais trabalhando a noite para conseguir toda a cobertura vacinal necessária.

A vacina demora dez dias para começar a proteger e tem durabilidade de proteção de dez anos. Hoje o mesmo noticiário que disse que já temos oito casos confirmados da doença, também noticiou para a população ter cuidado com a superdosagem, uma pessoa já foi internada por esse problema.

Ora tem alguma coisa errada aí, em 2001 houve uma campanha contra a febre amarela em todo o país, eu participei dessa campanha enquanto estagiária de enfermagem, apliquei muitas vacinas, desta data até hoje só se passaram seis anos, então as pessoas vacinadas na época não precisam de reforço algum.

Se pessoas estão sendo vacinadas isso significa que a cobertura vacinal de 2001 ficou muito a desejar e o governo não tomou nenhuma providência. Outra questão é sobre o cartão de vacinação certamente não estão sendo pedidos, ou foram perdido mostrando o descuido com o trabalho e saúde respectivamente. Ou as pessoas não se recordam dessa campanha de 2001, não prestam atenção nas informações dadas pelos meios de comunicação, ou pior, não entendem nada do que dizem ou não acreditam em mais nada nesse país de falácias.

Lilian Gonçalves
Enviado por Lilian Gonçalves em 19/01/2008
Reeditado em 19/01/2008
Código do texto: T824497
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.