AÇÕES, MERCADOS, BOVESPA E O MICO PRETO.

Gente, to entendendo mais nada não!!!

O que anda acontecendo nesse mundão véio?

Empresas perdem, só hoje, 344 bilhões. Perderam como, gente?

Outro dia, comprei uma maçã. Paguei 1 pila. Meu vizinho, que é especialista em maçãs, me disse que uma maçã linda como a que eu comprei valia uns 10 pilas. Fiquei todo contente, ganhei 9 pilas numa maçã!!! Como sou esperto... Guardei minha maçã.

Hoje veio o mesmo vizinho me contar que o povo não acreditou no presidente americano e o preço da maça caiu. Não vale mais que 5 pilas. Eita perdi 4 pilas que eu nunca tive. Só por que o povo não acreditou no programa de recuperação anunciado pelo presidente norte-americano. Como não acreditou? Foi o mesmo povo aquele que acreditou que existem armas químicas, biológicas, meteorológicas, atômicas e similares no Iraque. Ta, e os meus 4 pilas que eu nunca tive, não vou ter mais? To gostando disso não!

Meu vizinho é letrado nas artes de economia e investimentos. Muito mais esperto que eu. Já foi me dando a letra: Edu deixa de ser bobo, realiza - ele chama vender assim - os 5 pilas que sobraram na maçã e compra dólar!

Peraí, já fui gritando, o povo não acreditou no programa de recuperação norte-americano. Os bancos - lá deles - não acreditam que os conterrâneos - lá deles de novo - vão poder pagar as hipotecas. A recessão mundial começa com a recessão norte-americana. E eu vou comprar dólar norte-americano? A ta...

Então os caras que compraram ações, como eu que comprei a maça, estão todos desesperados por ter perdido o que nunca tiveram. Pois é.

Amanhã eu ainda posso comer a maçã. E os caras? Se se apavorarem e saírem desesperados para vender, vai ser um massacre. Os primeiros ainda vão salvar alguma coisa. Os últimos vão, como sempre, pagar a conta.

Eita lição cara muitos vão pagar. Como funcionam os mercados especulativos como o de maçãs e de ações? Num princípio básico, chamado de "princípio do outro trouxa". Funciona mais ou menos assim: Vou comprar essa maçã por 1, pois vou achar outro trouxa que me pagará 10. O que compra por 10, espera o trouxa que pagará 100... ad infinitum!

Só que o infinito é logo ali, pois o mercado financeiro é muito maior que o mercado econômico. Ou seja, existe muito mais dinheiro virtual, né escritural, do que dinheiro de verdade, o popular papel pintado.

E, muitas vezes, os espertos somos os que ficamos com o Mico Preto na mão. E ainda pagamos caro por ele!

EDUGIG
Enviado por EDUGIG em 21/01/2008
Reeditado em 09/03/2008
Código do texto: T827325
Classificação de conteúdo: seguro