Marxismo X Fidelismo X Cubanismo X Socialismo X Comunismo

Dia 19 de fevereiro de 2008, Fidel Alejandro Castro Ruz renuncia o poder em Cuba, e a questão do Socialismo/Comunismo X Democracia novamente está em voga.

Se Marx estivesse vivo, o que ele diria?

O Socialismo defendido por Marx é (ou deveria ser) um sistema de transição do Capitalismo para o Comunismo, propriamente dito; onde a Mais Valia e a propriedade privada devem ser abolidas, pois representam o poder e o lucro da burguesia. Além disso, os meios de produção devem ser transferidos aos trabalhadores, acabando com a exploração capitalista; repartindo o Estado entre todo o povo; extinguindo a opressão, o trabalho assalariado, e a hegemonia da classe burguesa.

No entanto, se Marx estivesse vivo, o que ele diria?

Na minha ótica, as experiências socialistas/comunistas que experimentamos até hoje fogem bastante das propostas originais de Marx. Nos casos da República Popular da China, Coréa do Norte, Leste Europeu e Cuba, o que se viu - e no caso específico de Cuba, o que ainda se vê - é o domínio de uma casta burocrática, alta hierarquização do poder, a fusão entre Estado e o Partido Comunista, além do cerceamento da liberdade de expressão e de imprensa.

A Revolução Cubana ((1958-1959) permitiu ao povo o acesso à educação, à cultura, ao emprego, ao esporte; proporcinou o desenvolvimento de uma das melhores medicinas do mundo; no entanto, fez de seu povo prisioneiros de um sistema totalitário e restrito.

Se Marx estivesse vivo, o que ele diria?

Marcos Sodré
Enviado por Marcos Sodré em 20/02/2008
Reeditado em 29/02/2008
Código do texto: T867546
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.