CRACK - O início do fim da sociedade

CRACK é o nome vulgarmente dado a uma droga poderosíssima, que a cada dia devasta mais jovens que ousam experimentá-la.

É uma substância derivada da COCAÍNA, que é preparada juntando-se as sobras do refino da cocaína com bicabornato de sódio, amoníaco e querosene. Sendo o produto final, uma espécie de pedra branca que é fumada em cachimbos ou latas de alumínio previamente preparadas.

O efeito é quase instantâneo, pois logo após tragar a fumaça, o usuário sente forte excitação, aumento dos batimentos cardíacos e euforia. Porém, o efeito é relativamento rápido (10 minutos) e logo o usuário procura fumar novamente para obter o mesmo efeito.

Acontece que alguns usuários crônicos já chegaram a fumar 200 pedras por dia, sendo que o preço no mercado brasileiro varia de R$ 5 a R$ 10,00, dependendo da região e do tamanho da pedra comercializada.

Esta droga tem um poder de causar dependência altíssimo, pois basta que o usuário a use algumas vezes, para não mais conseguir se livrar do vício.

O destino dos usuários é cruel; muitos abandonam a família e vão morar nas ruas, vivendo embaixo de viadutos, juntando sucata, vendendo o próprio corpo e praticando pequenos furtos para sustentarem o uso; outros passam a traficar para poderem ter acesso a droga e alguns recorrem a tentar comprar "fiado", e geralmente quando estes deixam de pagar ao traficante, a cobrança é feita por métodos cruéis e impiedosos (frequentemente, usuários inadimplentes são executados).

É um mal latente em nossa sociedade, tanto na grande São Paulo, quanto no interior paulista, onde os índices mostram que o consumo do crack é grande.

As clínicas ajudam muito, porém é um trabalho difícil e que depende muito do paciente, pois o ex-usuário que sai de uma clínica curado, quando encontra a droga pela primeira vez, e em um momento de fraqueza a utiliza novamente, e acaba jogando fora anos de tratamento.

O CRACK enfrequece os dentes, que aprodrecem, deixa o usuário confuso, magro (o crack elimina a fome), sem noção do tempo, de higiene, do perigo e na maioria das vezes não consegue se concentrar em nada, visto que seu pensamento é basicamente "fumar mais uma pedra".

Por isso este artigo é um alerta:

"PAIS, CUIDADO COM O QUE SEUS FILHOS ANDAM FAZENDO, AO MENOR SINAL DE DESCONFIANÇA, AJUDEM-NO, PROCUREM UMA CLÍNICA, POIS SOZINHOS, VOCÊS NÃO CONSEGUIRÃO DISSUADÍ-LO.

SE VOCÊ ENCONTRAR LATAS DE ALUMÍNIO FURADAS, CANETAS SEM A CARGA (SÃO USADAS PARA FAZER CACHIMBO) OU PAPEL ALUMÍNIO, DESCONFIE...DEDOS COM MANCHAS PRETAS, TAMBÉM SÃO SINAIS DE USO DE CRACK, POIS ELES AJEITAM A PEDRA QUEIMANDO COM O DEDO, NÃO DEIXE QUE SEU FILHO CAIA NESSA ARMADILHA."

Rodrigo Soares Borghetti (Borgha)

BORGHA
Enviado por BORGHA em 03/03/2008
Reeditado em 17/04/2008
Código do texto: T885096
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.