A relação recíproca entre o fracasso e a evasão escolar

Fracasso e Evasão escolar são problemas que estão intimamente relacionados. Fracasso escolar é o resultado de um conjunto de fatores que atuam de modo coordenado e o produz finalmente, o que nenhum deles tomado isoladamente chegaria a provocar; tem pelo menos três direções: baixo rendimento escolar; a dificuldade na aplicação às normas convivência e a destruição da auto-estima, essas três dimensões se criam e se reforçam mutuamente.

O fracasso escolar transmite a idéia de que o aluno “fracassado” não progrediu praticamente nada durante os seus anos escolares, nem no âmbito de seus conhecimentos nem no seu desenvolvimento pessoal e social; oferece uma imagem negativa do aluno e da escola e centra o problema no aluno e esquece da responsabilidade de outros agentes e instituições.

A aprendizagem é um processo de construção que se dá na interação permanente do sujeito com o meio que o cerca. Meio esse, expresso pela família, depois pelo acréscimo da escola, ambos permeados pela sociedade em que estão. Esta constituição se dá sob a forma de estruturas complexas:

Meio Social Geral

Sujeito aprendente Meio Ensinantes

Aluno Interação (construção de Família

estruturas complexas de Escola

conhecimento) Sociedade

A incapacidade de se adaptar à escola e o baixo desempenho, o fracasso escolar pode levar o aluno a abandoná-la. Isso constitui a exclusão social provocada pela evasão que é em grande parte produzida por questões financeiras, dificuldades de conciliar trabalho com estudos e as limitações pessoais e familiares dos alunos. Geralmente os pais são os únicos responsabilizados pela interrupção dos estudos pelos estudantes, porém eles não são os únicos responsáveis pela causa da evasão.

Segundo o PNE, a exclusão da escola de crianças da escola de crianças na idade própria, seja por incúria do Poder Público seja por omissão da família e da sociedade, é a forma mais perversa e inevitável de exclusão social, pois nega o direito elementar de cidadania, reproduzindo o círculo da pobreza e da marginalização e alienado milhões de brasileiras de qualquer perspectiva de futuro.