Um Brasil com B maiúsculo

Um Brasil com B maiúsculo

A questão da Identidade: A sociedade brasileira quer juntar, e não dividir. Ela não quer ver um BRASIL pequeno e outro grande. Ela quer é descobrir como é que eles se ligam entre si, como dependem um do outro, e como os dois formam uma realidade única que existe concretamente naquilo que chamamos de pátria. Por isso o BRASIL dividido e vistos em dois, o Brasil com “B” maiúsculo, e o brasil com “b” minúsculo.

O Brasil com “B” maiúsculo: É uma combinação especial das possibilidades humanas. Tem um padrão, tem valores e julgam as ações humanas. É complexo e tem história. É país, tem cultura, tem local geográfico, memória e consciência de um lugar que se tem ligação especial, afetiva.

O brasil com “b” minúsculo: É o país das possibilidades humanas. Fadado à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. È objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior. È pequeno e defasado das potências mundiais. É auto-flagelado e desanimado. É apenas um objeto sem vida, autoconsciência ou pulsação interior, pedaço de coisa que morre e não tem a menor condição de se reproduzir como sistema; como, aliás, queriam alguns teóricos sociais do século XIX, que viam na terra - um pedaço perdido de Portugal e da Europa - um conjunto doentio e condenado de raças que, misturando-se ao sabor de uma natureza exuberante e de um clima tropical, estariam fadadas à degeneração e à morte biológica, psicológica e social. Mas o Brasil com B maiúsculo é algo muito mais complexo. É país, cultura, local geográfico, fronteira e território reconhecidos internacionalmente, e também casa, pedaço de chão calçado com o calor de nossos corpos, lar, memória e consciência de um lugar com o qual se tem uma ligação especial, única, totalmente sagrada. É igualmente um tempo singular cujos eventos são exclusivamente seus, e também temporalidade que pode ser acelerada na festa do carnaval; que pode ser detida na morte e na memória e que pode ser trazida de volta na boa recordação da saudade. Tempo e temporalidade de ritmos localizados e, assim, insubstituíveis.

Sociedade onde pessoas seguem certos valores e julgam as ações humanas dentro de um padrão somente seu. Não se trata mais de algo inerte, mas de uma entidade viva, cheia de auto-reflexão e consciência: algo que se soma e se alarga para o futuro e para o passado, num movimento próprio que se chama História.

Aqui, o Brasil é um ser parte conhecido e parte misterioso, como um grande e poderoso espírito. Como um Deus que está em todos os lugares e em nenhum, mas que também precisa dos homens para que possa se saber superior e onipotente. Onde quer que haja um brasileiro adulto, existe com ele o Brasil e, no entanto - tal como acontece com as divindades - será preciso produzir e provocar a sua manifestação para que se possa sentir sua concretude e seu poder. Caso contrário, sua presença é tão inefável como a do ar que se respira e dela não se teria consciência a não ser pela comparação, pelo contraste e pela percepção de algumas de suas manifestações mais contundentes.

Daniel A. Burgos de Araújo

Formado em Letras - Língua Portuguesa e Espanhola

Especializando em Literatura mato-grossense

Daniel Burgos
Enviado por Daniel Burgos em 05/03/2008
Código do texto: T887699