Quem é o aluno evadido, nas escolas da Liberdade?( Resultado da pesquisa)

Com base nos dados obtidos da aplicação dos questionários junto às famílias acompanhadas, traçamos o perfil do aluno que evade, nas duas escolas atendidas pelo projeto no bairro da Liberdade, em Salvador, Escola Mucipal Abrigo Filhos do Povo e Manoel Florêncio.

Então, o estudante, um menino, tem 10 anos de idade, pardo e goza de boa saúde, cursa o CEB 2 e está atrasado em 1 ano no nível de ensino; sofre de fracasso escolar, lê e escreve precariamente, o que gera uma baixa auto-estima e/ou atitudes violentas.

A sua família pertence à classe de baixa-renda, sendo que a mãe é responsável tanto pelo sustento quanto pela vida escolar do aluno. Ela trabalha como autônoma e abandonou a escola antes de concluir o Ensino Fundamental porque precisou trabalhar para sustentar-se. A família tem endereço fixo e dividem a casa 5 pessoas: provavelmente, a mãe, o aluno, dois irmãos, o pai ou companheiro da mãe - que vivem em união estável.Não recebem o auxílio do Bolsa-família .

O aluno falta às aulas por ter dificuldade em levantar-se no horário porque dorme muito tarde, geralmente depois das 22hs apesar da mãe controlar seus horários. Ela também controla e dá assistência contínua ao filho nas atividades escolares: olha o caderno diariamente, acompanha o desempenho através do boletim, sempre ajuda com as tarefas escolares e todo mês visita a professora do filho para tomar conhecimento do desenvolvimento e comportamento do menino. Quando precisa usar de disciplina com o filho prefere dialogar com ele ao invés de castigá-lo.