Perfil dos alunos/famílias acompanhadas em Sete de Abril, alguns casos problemas e resultados alcançados em 2007

Perfil dos alunos

Os alunos são declarados pardos por suas famílias, poucas os declaram negros, há um percentual alto de famílias mal estruturadas, com pais separados, muitos moram com parentes que não dão devida importância a educação. A maioria dos pais tem baixa escolaridade, poucos chegaram a 8° série, e o índice é menor ainda dos que completou o ensino médio, estes exercem profissões como Pedreiro, Carpinteiro, Vendedores ambulante, Marceneiro, Domesticas, Manicures e muitas são donas de casa. Há alunos sem moradia fixa, passando alguns dias na casa de seus pais ou se suas mães, avós e tias. Poucas famílias demonstraram ter compromisso com a educação de seus filhos, pois muitos só comparecem á escola quando convocados para reuniões, outros nem comparecem mesmo com a convocação.

Casos problemas

A.M.A e L.M.A, irmãos de oito e sete anos, estavam bastante irregular na escola, não conseguimos falar com a mãe dos alunos na primeira visita, só conseguimos entrevistar a tia e a irmã que relataram as crianças ser bastante desobedientes e não gostar da escola. Após essa visita L.M.A retornou a escola regularmente, pois sua irmã amedrontou-a, mas seu irmão A.M.A continua saindo de casa fardado, mas não vai a escola ficando na rua ou indo para casa de amigos.

A aluna s.s.s. de oito anos, não tem moradia fixa, por esse motivo passa semana sem ir à escola, pois não um há controle de dias em que a criança permanece na casa do pai, da mãe ou do avô.

J.V e L.M, irmãos de 7 e 5 anos, estavam com baixa freqüência por que sua mãe de apenas 21 anos não consegue acordar cedo, já tentou trocar o turno de aula das crianças ,mas sem resultados. É separada do pai das crianças e afirmou que tem muitas dificuldades, pois não tem trabalho é estudante e já teve problemas com a justiça por deixar seus filhos sozinhos em casa a noite quando vai à escola. Depois da visita e dos problemas que enfrentou deixa seus filhos na casa do tio e este os manda ao colégio no horário, porem as crianças faltou alguns dias, pois as fardas estavam sujas e ela não tinha sabão, nem dinheiro para comprar.

A mãe de R.S.M. não soube informar a idade do filho e afirmou que este só vai à escola quando está disposto e não adianta o mandar ir quando ele não quer. Às vezes sai com o pai pela manhã, às vezes chega a tempo de ir para escola, mas não vai com preguiça de descer a escada.

F.A, de 8 anos, estava com baixa freqüência por que a irmã não sabia que estava tendo aula, F.A disse a irmã que a professora estava fazendo greve. F.A. já tinha morado com a avó, o tio e agora estava morando com a irmã. Todos disseram que F.A. não atende nem respeita ninguém. A mãe estava hospitalizada e o pai ninguém tinha noticias. A irmã chegou a dizer que o pai deles era um vagabundo na frente do menor.

RESULTADOS

A meta do projeto era reduzir a taxa de evasão escolar em 30% em relação ao ano anterior (2006). A atividade principal proposta para alcançar esta meta consistia no acompanhamento de 30 famílias por bolsista de pedagogia. Esse número, contudo foi superado. Foram acompanhados 42 alunos/famílias acompanhados na Escola Irmã Mariana e77 famílias/alunos potencialmente evasores na Escola Municipal Afrânio Peixoto .

Dos 42 alunos/famílias acompanhados na Escola Irmã Mariana, somente 1 evadiu.

Dos 77 alunos/famílias acompanhados na Escola Municipal Afrânio Peixoto 11 evadiram.